TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc.) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.). A responsabilidade social implica adoção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade.

Programa Utilização Racional de Águas- YPÊ

Este programa trata de projetos para racionalizá-lo o uso da água. Foi implementado esse programa em uma das unidades da Ypê, passando assim para as outras unidades.

Captação de Água de Chuva

A Ypê possui um programa de racionalização do uso da água, que anualmente incorpora projetos que minimizem o consumo de água de suas unidades produtivas. A água é a principal matéria-prima da maioria dos produtos desenvolvidos pela Ypê e por isso este recurso sempre foi tratado de maneira racional e consciente.

Em quatro de suas cinco Unidades Produtivas, a Ypê possui tanques para a captação de água de chuva, totalizando uma capacidade de estocagem de água de chuva de 10 milhões e oitocentos e setenta mil litros. Esta água é captada dos telhados dos  galpões industriais, tratada e reutilizada como água industrial para a fabricação dos  produtos.

Em 2014, nestas quatro unidades produtivas, foi captado um volume correspondente a 10% do consumo total de água das atividades.

Este volume representa a quantidade de água necessária para abastecer 35.851 pessoas durante 30 dias. (Considerando dado da ONU – 110L/pessoa/dia)

Reuso do Efluente Tratado

Em todas as suas Unidades a Ypê conta estações de tratamento de efluentes. O Reuso do efluente tratado, após sua potabilização: nas instalações da Ypê, toda a água proveniente dos processos produtivos e esgoto doméstico são tratados para que seja reutilizada nos processos industriais e/ou jardinagem. Desta forma a empresa, com suas atividades evita a poluição dos mananciais, reduz o consumo de água e garante o ecossistema regional, uma medida de responsabilidade dentro de uma visão global de proteção ambiental.

Através desse projeto é notável a preocupação com a reutilização da agua e ao mesmo tempo transmitir um senso de responsabilidade em relação a mesma. A nível municipal , servindo como referencia Teresina-PI, mais precisamente a responsável pela distribuição de agua (AGESPISA) esse programa poderia servir de modelo para desenvolver na empresa a preocupação com a reutilização de aguas que aparentemente são descartáveis. A exemplo, as aguas provenientes dos esgotos que na maior parte possuem um sistema falho que por vez esta sendo descartado em nossos rios afetando diretamente nosso afluentes. Sabe-se a um bom tempo dessa situação ao qual os dois rios que banha Teresina, porem o que se observa é um descaso. Contudo, o grupo YPE nos mostra que é possível evitar esse tipo de situação, desenvolvendo não só na empresa, mas na sociedade uma preocupação e responsabilidade com o descarte de aguas que são julgadas inadequadas para uso. A Agespisa poderia estabelecer a reutilização com o tratamento adequado das aguas de esgotos para aguar as plantas e gramas das praças, hospitais, órgãos  públicos em geral além de estabelecer incentivos para que os moradores da capital consumissem agua de forma consciente, esse incentivo poderia vir por exemplos como bônus na conta de agua. Essa medida beneficiaria a população em geral que ao invés de pagar taxas pelo uso da agua publica estaria contribuído de forma benéfica para o meio e ao mesmo evitando transtornos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com