TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL - EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Por:   •  7/5/2015  •  Artigo  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 13

RESPONSABILIDADE SOCIAL - EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Gladson Rocha Fonseca[1]

Profª Orientadora: Nayara P. Breder Roque [2]

RESUMO

Em um país cuja população é caracterizada pela diversidade étnica e cultural, os casos de desigualdade ainda são vivenciados na sociedade brasileira e colaboram para o aumento do índice de preconceito e exclusão. A intensa competitividade e globalização, apesar de pontos positivos, sobretudo no aspecto econômico, contribuem  para o agravamento das desigualdades sociais. Diante desta realidade, as empresas têm refletindo sobre seu papel como agente transformador e vêm adotando medidas que visam contribuir para o desenvolvimento da sociedade a qual está inserida. O presente artigo apresentou a importância da responsabilidade social corporativa, sob o prisma étnico racial, como mecanismo de transformação e de inclusão social para a população. Através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em reportagens e site da empresa, foi possível conhecer e analisar alguns projetos elaborados pela empresa Coca Cola Brasil, cujo compromisso é de gerar desenvolvimento e benefícios à sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Globalização, responsabilidade social, etnia, raça, Coca - Cola Brasil.

INTRODUÇÃO

Em tempos de globalização e intensa competitividade de mercado, é cada vez mais agravante o quadro de desigualdade social, onde a economia e acumulação de capital são prioridades no universo empresarial. Um dos principais problemas vivenciados pela sociedade brasileira diz respeito ao conflito étnico-racial. O processo de miscigenação ocorrido ao longo do tempo contribuiu para a diversidade cultural do país e tal característica, historicamente, é passiva de inúmeras práticas discriminatórias entre a população.

Diante deste contexto, as políticas sociais tornaram-se preocupações frequentes pelas corporações. As empresas perceberam a sua importância e tem criado medidas socialmente responsáveis, que contribuam para amenizar as disparidades existentes na sociedade e como consequência garantir a consolidação de sua marca.

A discussão acerca do tema responsabilidade social é recente no ambiente empresarial e tem como premissa criar ações em benefício às partes interessadas do negócio, os chamados stakeholders: clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, sociedade, dentre outros. É uma tarefa que exige comprometimento, ética, responsabilidade das organizações como mecanismo de melhoria das condições de vida da população.

É de conhecimento geral que um das principais responsabilidades do Estado é garantir e proporcionar o bem-estar social. Mas em um país culturalmente marcado pela desigualdade, principalmente no âmbito étnico racial, torna-se praticamente impossível sanar tais disparidades atuando de maneira isolada. É, portanto, neste contexto que surge o desafio das organizações em assumir um compromisso social, como forma de contribuir para a inserção de cidadãos vítimas de preconceito e exclusão.

Para demonstrar tais estratégias, o presente artigo pretendeu demonstrar como as empresas têm contribuído para sanar deficiências de caráter étnico-racial. Para compor o quadro de exemplificação do trabalho, a empresa Coca Cola Brasil foi selecionada como objeto de estudo, por ser um negócio mundialmente reconhecido pelos projetos étnicos raciais em apoio à comunidade e que tem colaborado na integração de milhares de brasileiros no mercado de trabalho. Com o intuito de contextualizar o tema proposto, foi realizada pesquisa bibliográfica na internet, visando complementar informações acerca das  iniciativas e estratégias adotadas pelo empreendimento escolhido.

REFERENCIAL TEÓRICO

Responsabilidade Social

O tema responsabilidade social é um assunto cada vez mais presente no cenário organizacional. As empresas têm refletido seu papel de agente de mudança frente à sociedade a qual está inserida e vem criando projetos socialmente responsáveis.

Existe uma gama de conceitos sobre o tema na literatura atual. Melo Neto e Froes (1999) definem responsabilidade social como o compromisso empresarial de adotar atitudes éticas que visam o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de toda sociedade, ambos ocorrendo simultaneamente. Na perspectiva de Carroll[3] (2000, apud ASHLEY, 2007, p. 5):

Responsabilidades éticas correspondem a atividades, práticas, políticas e comportamentos esperados (no sentido positivo) ou proibidos (no sentido negativo) por membros da sociedade, apesar de não codificados em leis. Elas envolvem uma série de normas, padrões ou expectativas de comportamento para atender àquilo que os diversos públicos (stakeholders) com as quais a empresa se relaciona consideram legítimo, correto, justo ou de acordo com seus direitos morais ou expectativas.

Castro (s.d) define responsabilidade social como um conjunto de medidas que pretende atender as demandas socioeconômicas e ambientais da sociedade. Neste conceito, o mercado alvo não se limita apenas ao consumidor. Os projetos socialmente responsáveis devem atingir todas as partes interessadas no negócio, que são influenciadas pela atuação da organização.

Ashley (2002) afirma que as desigualdades sociais levam a uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Dessa forma, as empresas têm contribuído para buscar soluções que garantam tais medidas. Mas, para muitos negócios, a responsabilidade social é vista apenas como uma estratégia de rentabilidade, uma vez que muitos consumidores estão mais conscientes e procuram por marcas que com boas práticas ambientais e para a comunidade.

Para evitar atitudes oportunistas, a conduta ética deve estar presente nas atividades sociais de um negócio. Uma empresa não pode ser considerada socialmente responsável se desenvolve programas sociais para a comunidade, mas apresenta paralelamente uma política de baixos salários, subornam fiscais e possui outras atitudes de caráter negativo. É essencial ter uma postura coerente entre as ações desenvolvidas e os discursos apresentados. (ASHLEY, 2007)

Mattar (2001) lembra que uma organização que apresenta práticas socialmente responsáveis consegue conciliar e atender aos interesses de todas as partes interessadas no negócio. Uma empresa que realmente se preocupa em colaborar com a busca de soluções para as questões de caráter social, necessita de uma política organizacional sólida, ética, com características dinâmicas e inovadoras. Isso favorecerá o surgimento de um processo de responsabilidade social natural dentro da empresa. 

Raça

A palavra raça apresenta múltiplos significados. Segundo Pena (2002), uma de suas definições refere-se a um conjunto de características físicas de uma pessoa, como cor da pele ou tipo de cabelo, permitindo a classificação deste indivíduo como pertencente a um grupo. Santos et al. (2010, p.121) concorda com tal definição ao dizer que o conceito ‘ [...] foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com