TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

PROINTER II

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL – RSE 4

2.1 DIRETRIZES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL 5

3. TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE 6

4. INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 7

5. CONCLUSÃO 8

6. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo buscar um maior entendimento sobre a influência da adoção dos conceitos e ferramentas de Responsabilidade Social na gestão empresarial, pois uma gestão socialmente responsável pode trazer inúmeros benefícios para as empresas como vantagem competitiva além de atender as necessidades da sociedade em geral.

Podemos afirmar que a Responsabilidade Social Empresarial é parte integrante do conceito de sustentabilidade, e a dimensão da noção de desenvolvimento sustentável está embasada nos aspectos: ambiental, econômico e social.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL – RSE

A idéia da responsabilidade social empresarial nasceu a partir de reflexões especialmente norte-americanas direcionadas para a determinação da função da empresa em relação à sociedade no contexto social, político e econômico das primeiras décadas do século XX. Com este enfoque podem ser destacados os trabalhos de Sheldon (1970) e Follett (GRAHAM, 1997). No Brasil, o movimento de valorização da responsabilidade social empresarial ganhou forte impulso na década de 90, através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão.

Responsabilidade Social Empresarial é um dos novos fenômenos de mercado proveniente da globalização da economia. Ao longo dos ciclos históricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e depois para o Cliente. Agora a empresa encontra-se orientada para o social.

A responsabilidade social empresarial está associada de forma intrínseca a dois fatores, que definem a essência da sua prática: ética e transparência na gestão de negócios para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Diz respeito a ações interligadas no planejamento e na cultura da organização, envolvendo inclusive os seus colaboradores. O Instituto Ethos, oferece uma definição mais abrangente, a qual é fundamentada na abordagem dos Stakeholders:

Responsabilidade Social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (ETHOS, 2003, p. 75).

As vantagens da RSE são: maior valor agregado a imagem da empresa, maior motivação dos colaboradores, maior capacidade de obter recursos necessários e conhecimentos, melhora a comunicação da empresa com a sociedade.

Atualmente, a responsabilidade social das empresas é tratada como um fator de competitividade e um desafio onde estas empresas devem buscar instrumentos para uma melhor capacitação e orientação para seu planejamento estratégico. Muitas empresas vêm abordando a responsabilidade social com vários objetivos, muitos destes voltados para seu próprio interesse como instrumentos de marketing e de melhoria de sua imagem junto a sociedade; sem, portanto, a preocupação maior com seu verdadeiro significado.

Neste ponto, os projetos e diretrizes que orientam o Estado, as empresas e o terceiro setor no tocante a responsabilidade social não podem ter fim expresso apenas nas ações previstas, há que almejar o desenvolvimento, tanto das instituições públicas e privadas, como da sociedade e do indivíduo.

2.1 DIRETRIZES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

O ordenamento das ações de cunho social sob a responsabilidade de uma empresa requer o compromisso com regras e diretrizes, que de acordo com Khalil e Rodriguez (2007),estão relacionadas à transparência em seus objetivos, ao investimento no bem estar dos empregados e dependentes, ao desenvolvimento da comunidade, ao desenvolvimento da cidadania individual e coletiva, à preservação do meio ambiente e à sinergia com seus parceiros.

Partindo desse ponto, Khalil e Rodriguez (2007) revelam que ao atingir o sucesso na implantação destas diretrizes a empresa terá ganhado em sua atividade fim, pois como será avaliada por sua ação de cunho social e fará jus ao reconhecimento da sociedade.

Sobre a importância da gestão empresarial com base em conceitos que envolvem a responsabilidade social o Instituto Ethos, com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), apresenta sete diretrizes e respectivas ações que norteiam o trabalho de uma organização comprometida como a responsabilização social de suas ações (FIGURA 1).

(FIGURA 1)

Diretrizes e Ação Para a Responsabilidade Social

DIRETRIZ AÇÃO

1 - Ética e Transparência Identificar e declarar valores éticos com clareza, promover a

Declaração de Valores Éticos de seu empreendimento.

2 - Valorização de empregados e colaboradores A empresa socialmente responsável procura fazer mais, além de respeitar os direitos trabalhistas, valorizar seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas

3 - Criação de uma política ecológica de compras Priorizar a compra de produtos ambientalmente corretos, procurar fontes alternativas, minimizar produção de resíduos, reciclar.

4 - Fomento do clima de colaboração Formar parcerias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com