TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  24/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                3

2 DESENVOLVIMENTO                4

2.1 A RESPONSABILIDADE SÓCIO EMPRESARIAL                4

2.2 A RESPONSABILIDADE SÓCIO EMPRESARIAL E A GESTÃO DE PESSOAS                        7

3 METODOLOGIA                13

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS                14

REFERÊNCIAS                15


pessoas e sociedade: a responsabilidade social empresarial e a gestão de pessoas

JULIANA LIMA PATRÍCIO

SUELEN DOS REIS SILVEIRA

PAULA DA SILVEIRA GUIMARÃES

TÂNIA ZEFERINO SILVEIRA[1]

RESUMO

Neste artigo abordam-se aspectos da responsabilidade social empresarial relacionados à gestão de pessoas sob o ponto de vista do direito empresarial e do trabalho, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre com uma pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico em obras literárias contidas na biblioteca virtual da Unopar e em sites da internet. A partir da pesquisa aplicada pôde-se concluir que a responsabilidade social empresarial tem relação direta com o cumprimento da legislação brasileira empresarial e trabalhista e é indissociável da área de gestão de pessoas para o estabelecimento de ações que garantam a qualidade de vida, a higiene e a segurança do trabalho no ambiente interno da organização e, inclusive, essa obediência à legislação tem reflexos positivos tanto para o trabalhador, quanto para a empresa.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Gestão de Pessoas. Direito do Trabalho.

1. INTRODUÇÃO

No atual contexto em que as empresas estão inseridas, percebe-se que há uma busca por diferenciais que possibilitem a permanência e o crescimento empresarial no competitivo cenário organizacional. Dessa forma, tem-se observado uma preocupação das organizações, e também da sociedade, relativa ao tema responsabilidade social, sendo esta ação estratégica da empresa que busca retorno econômico-social, institucional, tributário e fiscal, por isso se caracteriza como um ponto fundamental para as organizações modernas e necessária para o enriquecimento do conhecimento dos administradores.

Por isso, a responsabilidade social das organizações, vem sendo discutida constantemente em debates nas mídias do mundo todo, por se tratar se um assunto estratégico nos negócios mundiais, tendo em vista que a sociedade não aceita mais que empresas forneçam apenas qualidade, preço e cumprimento da legislação; ela passou a valorizar, cada vez mais, empresas que ajudam a minimizar os problemas sociais e também ambientais da atualidade.

A responsabilidade social pode ser resumida no conceito de efetividade, como o alcance de objetivos econômico-sociais. Uma organização é efetiva quando mantém uma postura socialmente responsável. A efetividade está relacionada à satisfação da sociedade, ao atendimento de seus requisitos sociais, econômicos e culturais. Toda e qualquer organização existe em função de necessidades sociais e depende de manter um bom relacionamento com a sociedade para se desenvolver, e isso inclui a valorização de seus colaboradores.

Diante disso, apresenta-se o presente artigo, cujo tema é “PESSOAS E SOCIEDADE: A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E A GESTÃO DE PESSOAS”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento a respeito dos conteúdos das disciplinas do semestre, por meio da produção de um artigo científico., descrevendo sobre a responsabilidade social das empresas e sua relação com a gestão de pessoas considerando o ponto de vista do direito empresarial e do trabalho, contidas nas determinações da legislação vigente que devem ser observadas pelas empresas socialmente responsáveis.

Para cumprir com o objetivo proposto foi realizado uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa, com levantamento em diversas obras literárias obtidas na biblioteca virtual da Unopar, bem como em sites da internet, tendo como principais autores: Barros & Lehfeld (2008), Frediani (2011), Gomes & Brito (2013), Guirro (2009), Luiz & Gasparotte (2009), Mascarenhas (2012), Ribeiro & Bush (2009), Santos (2010), Süssekind (2007) e Zanitelli (2013).

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A Responsabilidade Social Empresarial

Segundo Ribeiro & Bush (2009, p. 2), a responsabilidade social das organizações nas mais diversas esferas da vida humana, vem sendo discutida constantemente em debates nas mídias do mundo todo, por se tratar se um assunto estratégico nos negócios mundiais, tendo em vista que “a sociedade não aceita mais que empresas forneçam apenas qualidade, preço e cumprimento da legislação; ela passou a valorizar, cada vez mais, empresas que ajudam a minimizar os problemas sociais e ambientais da atualidade”.

Por isso, a questão da responsabilidade social vem sendo discutida desde 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em relação às necessidades de desenvolvimento dos países. Em 1987 o conceito de responsabilidade social empresarial foi discutido com maior profundidade no Relatório de Brundland sendo divulgado e sustentado.

Já em 1992, o empresário Stephan Schmidheiny lançou o livro “Mudando o rumo”, demonstrando que as empresas poderiam utilizar a responsabilidade social como estratégia de negócios, “não privilegiando apenas o lado econômico, mas levando em conta também o meio ambiente”. Mas foi somente a partir do advento da globalização que o termo responsabilidade social passou a ser estruturado, deixando de ser meramente um papel do Estado, “para uma gestão compartilhada entre todos os atores sociais”. (RIBEIRO & BUSH, 2009, p. 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com