TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA ÚLTIMA DÉCADA NO BRASIL

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

RSPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Na Última Década

São Paulo 2019

ANTONIO AUGUSTO COUTINHO

ELBER GABRIEL CONTENTE DE SANTANNA

JOSÉ LEANDRO TEIXEIRA MARQUES

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA ÚLTIMA DÉCADA NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Universidade São Judas Tadeu.

Professor orientador: Tonny Robert Martins

São Paulo 2019

Este projeto trata-se de desenvolver uma análise social no meio empresarial onde observamos os impactos positivos e negativos dentro e fora do nicho corporativo. No desenvolvimento do conteúdo foram escolhidas empresas sóidas no mercado para usarmos de comparação.

Palavras-chave: Responsabildade Social; Economia; Impacto Positivo; Impacto Negativo.

This project is about developing a social analysis in the business environment where we observe the positive and negative impacts within a corporate niche. In the development of content were chosen companies in the market for comparison use.

Keywords: Socia Responsibility; Economy; Positive Impact; Negative Impact.

  1. INTRODUÇÃO

O conceito de responsabilidade social empresarial é complexo e dinâmico, em diversos contextos e significados que estão relacionados a diferentes idéias.

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar, de forma simples e objetiva, os impactos positivos e negativos que a ausência deste conceito pode causar nas pequenas, médias e grandes empresas.

Sendo assim, iremos abordar um caso empresarial que obtivera sucesso através da aplicação da RSE, e também onde a ausência resultou em uma imagem catastófricamente negativa.

A responsabilidade social no Brasil começou a ganhar visibilidade em meados dos anos 90 quando o sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, criou uma campanha que abordava, em sua essência, o valor pela vida, aproximando o empresariado brasileiro dos movimentos sociais.

Resultou-se então, na criação do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, que tem como missão auxiliar e sensibilizar as empresas a gerir seus negócios de maneira socialmente responsável.

De modo geral, a RSE (Responsabilidade Social Empresarial) surgiu da necessidade de dividir as resposabilidades do Estado com o setor privado.

Duas empresas foram observadas e serão utilizadas para exemplos positivos e negativos, Ambev S.A. (Cervejaria Ambev) na utilização da Responsabilidade Social, e Vale S.A. (Vale Mineradora) na ausência da utilização.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓTESE

Nosso maior desafio se encontra em achar soluções para a minimização dos impactos causados pela falta da RSE em grandes corporações, como a Vale Mineradora por exemplo.

Encontrar aspectos positivos não foi muito difícil, como é o caso da Ambev, que é patrocinadora e participante ativa do Instituto Ethos. Alguns dos seus valores são:

  • Nunca pegam atalhos para chegarem ao destino desejado;
  • Gerenciam o custo rigorosamente, de maneira que o crescimento seja sustentável e rentável;
  • Acreditam que o bom senso e a simplicidade orientam melhor que a sofisticação e complexidade;

Estes são valores e compromissos que podemos observar em grandes instituições, além disso, ações sociais internas são executadas para que o sucesso dessas empresas seja alcançado.

Já a Vale Mineradora, sempre foi alvo de críticas ambientais e sociais, visando o lucro a qualquer custo sem observarem os impactos que estavam sendo causados pelo seu trabalho desenfreado em busca do crescimento financeiro.

Após o incidente ocorrido na cidade de Mariana – MG o ano de 2015, a gigante mineradora não se previniu, e permitiu que o segundo incidente ocorresse no início deste ano (2019), matando por volta de 250 pessoas.

Mas o que torna a Vale uma empresa sem Responsabilidade Social? Por que a Ambev se destacou tanto em relação a Vale antes mesmo das catástrofes?

Ambas empresas possuem faturamentos altíssimos e sempre buscaram investir em segurança e bem-estar dos funcionários. Porém a falta da aplicação da RSE na Vale, em monitorar as barragens e restituirem os danos causados pelas catástofres, evidenciou um descaso com a população.

Não podemos dizer o mesmo da Ambev, mesmo que também esteja sujeita a qualquer tipo de incidentes catastófricos, como foi o caso do vazamento de óleo em Jacareí-SP no ano de 2014, pois demonstrou preocupação eminente em restaurar os danos causados, tanto com seus funioncário quanto no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com