TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina

ESTUDOS DISCIPLINARES

Código

514Q

Vinculação

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Código

795R

Professor

Elezer Lemes da Silva

Nota

ATENÇÃO

Entregar pessoalmente esse documento à coordenação

Data

08/11/2013

ESCREVA COM LETRA LEGÍVEL

RA

-

Nome

LEIA AS INSTRUÇÕES COM ATENÇÃO

  • Este documento contêm 10 questões (1,0 ponto para cada questão).
  • Utilize caneta preta ou azul - lápis não será aceito.
  • Não rasure e nem assinale mais de uma alternativa no gabarito.
  • Verifique se falta alguma questão ou página.
  • A não entrega na data implicará na atribuição de nota ZERO na disciplina cursada em regime de DP.

MARQUE UM X COM CANETA PRETA OU AZUL SOBRE A ALTERNATIVA CORRETA

1

A

B

C

D

E

2

A

B

C

D

E

3

A

B

C

D

E

4

A

B

C

D

E

5

A

B

C

D

E

6

A

B

C

D

E

7

A

B

C

D

E

8

A

B

C

D

E

9

A

B

C

D

E

10

A

B

C

D

E


  1. “A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma autêntica. É necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo.” (Ethos). Quais serão os resultados esperados nas empresas que incorporarem os princípios de Responsabilidade social e os aplicarem corretamente?

  1. Valorização da imagem institucional e da marca.
  2. Maior lealdade do consumidor.
  3. Maior despesa sem retorno.
  4. Maior capacidade de recrutar e manter talento.
  1. I, II, III – Corretas.
  2. I, II, IV – Corretas.
  3. I, III, IV – Corretas.
  4. II, III, IV – Corretas.
  5. Todas corretas.

Justificativa

  1.  “A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.” (Ethos). Como a ética se relaciona com a Responsabilidade Social das Empresas?
  1. Não se pode discutir ética e negócios.
  2. A ética não tem nada há ver com responsabilidade social.
  3. A responsabilidade social nas empresas só serve para ajudar a comunidade.
  4. Sem discutir os valores da empresa e ética nos negócios, não é possível desenvolver um programa de responsabilidade social.
  5. Não existe ética nos negócios.

Justificativa


  1. Um conjunto de valores éticos é uma importante ferramenta para que gerentes e empregados tomem decisões empresariais condizentes com as metas e convicções de sua companhia. Quando bem alinhavada e implementada, uma declaração de valores éticos especifica a forma pela qual sua empresa administrará os negócios. Como tal, ela será utilizada por gerentes e funcionários como um valioso indicador, especialmente no momento de tomar decisões importantes ou difíceis. Uma declaração de valores éticos pode ajudar sua empresa a desenvolver relações sólidas com fornecedores, clientes, e outros parceiros; a reduzir o número de processos legais e de contingências, a negociar conflitos de interesse e a assegurar o cumprimento das leis. Qual afirmação está correta?
  1. Nos momentos de decisão o gerente não deverá usar os valores éticos da empresa.
  2. Uma declaração de valores éticos especifica a forma pela qual sua empresa administrará os negócios.
  3. Valores éticos não têm nada com negócios.
  4. Os valores atrapalham a relação com outros parceiros.
  5. É perda de tempo.

Justificativa

  1. Responsabilidade social é o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou alguma comunidade, de modo específico, agindo pró ativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela, assumindo, assim, além das obrigações estabelecidas em lei, também obrigações de caráter moral, mesmo que não diretamente vinculadas às suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos (VENTURA, 1999; ASHLEY, 2002). Responsabilidade social empresarial é?
  1. Dar dinheiro aos pobres.
  2. Falar que ajuda aos necessitados.
  3. Um compromisso de caráter moral que uma organização deve ter para com a sociedade.
  4. Se proteger da sociedade.
  5. Não prestar contas à sociedade.

Justificativa


  1. Não existe uma fórmula, uma receita que por si só determinem a gestão socialmente responsável, ela está baseada em princípios e valores, é a vivencia destes princípios e valores que determinam a gestão responsável. É importante promover uma reflexão entre dirigentes da empresa sobre o que é ser uma empresa-cidadã e estar convencida de que é isso mesmo que a empresa pretende. Toda a equipe deverá estar envolvida nessa reflexão, estimulando a discussão sobre práticas socialmente responsáveis e comportamento ético na relação com clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e meio ambiente. É necessário estimular a contribuição de todos para a elaboração de diretrizes de comportamento ético, a partir da própria missão da empresa, para a criação de um código de ética para ajudar na solução de dúvidas e problemas.  Como deve ser implantado o Código de Ética na empresa:
  1. Contratar um consultor especializado para fazer um Código de Ética.
  2. Refletir sobre os princípios e valores da empresa.
  3. Discutir com todos da empresas sobre práticas socialmente responsáveis.
  4. Decidir como deve ser o relacionamento da empresa com cada stakeholder.
  5. Copiar o Código de Ética de um concorrente.
  6. Criar o Código de Ética baseado na missão da empresa.

As respostas corretas são:

  1. I, II, III, IV.
  2. II, III, IV, V.
  3. II, III, IV, VI.
  4. III, IV, V, VI.
  5. I, II, III, V.

Justificativa

  1. Questões de diversidade são relacionadas a com as empresas enfrentam o preconceito no ambiente de trabalho e no âmbito das relações empresariais e aborda temas como a igualdade de oportunidades, a ética e a diversidade como fator de competitividade, a discriminação racial, étnica, a subordinação das mulheres, além de aspectos como as oportunidades de trabalho e o espaço existencial nas empresas. (ETHOS). De acordo com o texto acima, qual afirmação é a correta?
  1. A prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais.
  2. A diversidade não é uma questão da gestão administrativa.
  3. As mulheres não devem assumir cargos de chefia.
  4. Os afrodescendentes não devem assumir cargos de chefia.
  5. Os deficientes não deveriam trabalhar em empresas.

Justificativa

  1. O gestor socialmente responsável deve incorporar a ética na avaliação de desempenho, vinculando, por exemplo, aumentos de salário e gratificações a gerentes a quanto tenham servido de exemplo positivo a seus funcionários e a quanto seus respectivos departamentos agiram eticamente. Qual afirmação é correta?
  1. Aumentos de salário e gratificações devem estar baseados apenas nos resultados apresentados.
  2. Ética não deve fazer parte da avaliação de desempenho dos funcionários.
  3. Exemplos positivos de ações éticas devem fazer parte da avaliação de desempenho dos funcionários.
  4. Ética é uma questão muito pessoal.
  5. No ambiente corporativo não podemos ser éticos.

Justificativa

  1. Como a empresa considera seus clientes, como alguém que ao comprar seus produtos não tem mais responsabilidade sobre seus produtos; seu uso, seu descarte, seus perigos, sua qualidade, sua garantia, considera que a partir da compra o problema é do cliente? Como uma empresa Socialmente responsável deve gerenciar os danos potenciais de seus produtos e serviços?
  1. Realiza estudos e pesquisas técnicas sobre danos potenciais de seus produtos e serviços para os consumidores/clientes.
  2. Divulga informações sobre riscos potenciais para parceiros comerciais, adotando medidas preventivas ou corretivas com agilidade.
  3. Treina o pessoal interno e os parceiros externos para adotarem medidas preventivas e corretivas com agilidade e eficiência, tendo um compromisso de transparência, inclusive com o consumidor, e integração de iniciativas em situações de crise.
  4. Interagir com fornecedores e distribuidores, consumidores, concorrentes e governo para um contínuo aperfeiçoamento dos produtos e serviços, substituindo componentes, tecnologias e procedimentos para minimizar riscos à saúde e à segurança, evitar danos morais e garantir a privacidade do consumidor/cliente.

Para gerenciar completamente os danos potenciais de seus produtos e serviços a empresa deve fazer:

  1. Apenas a I.
  2. Apenas a II.
  3. Apenas a III.
  4. I, II, III e IV.
  5. Apenas a IV.

Justificativa


  1. O Terceiro Setor é constituído por organizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Todas elas têm como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam. (www.setor3.com.br). Exemplos de organizações do Terceiro Setor são as organizações não governamentais (ONGs), as associações, institutos e fundações.
  • O Estado é o Primeiro Setor.
  • O Mercado é o Segundo Setor.
  • Entidades da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor.

Como as empresas que desenvolvem programas de Responsabilidade Social se relacionam com as organizações do Terceiro Setor?

  1. Como organizações que só recebem doações das empresas.
  2. Como um grupo de pessoas idealistas, fora da realidade.
  3. Como organizações que têm dinheiro fácil.
  4. Como um grupo de pessoas que não têm o que fazer.
  5. Como parceiros, com aos mesmos objetivos.

Justificativa

  1. O que é um investimento social privado?
  1. É o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
  2. É o repasse de recursos para a comunidade carente.
  3. É jogar dinheiro fora.
  4. É tomar uma atitude assistencialista.
  5. É uma forma de enganar os consumidores.

Justificativa


FICHA DOS ESTUDOS DISCIPLINARES - ED

[pic 1]

NOME:_________________________________________________________________________TURMA: ______________________RA:____________________

CURSO:_____________________________________________________CAMPUS:____________________SEMESTRE:____________TURNO:________________

CÓDIGO DA ATIVIDADE:_______________________________________SEMESTRE:___________________ANO GRADE:_________________________________

TOTAL DE HORAS

ASSINATURA DO ALUNO

HORAS ATRIBUÍDAS (1)

ASSINATURA DO PROFESSOR

DATA DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

 

 Questões 1 a 10

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(1) Horas Atribuídas de acordo com o regulamento dos Estudos Disciplinares do curso.

TOTAL DE HORAS ATRIBUÍDAS:_______________________________

AVALIAÇÃO:______________________________________________

Aprovado ou Reprovado

NOTA:______________________

DATA:_____/______/__________

CARIMBO E ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com