TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA GERAL

Por:   •  5/4/2019  •  Bibliografia  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA GERAL

Fayol, em seu livro "administração na indústria geral", colocou um pensamento inédito para a época; o autor coloca o "management" no lugar da administração como a base de sustentação para qualquer organização, seja ela comercial política ou qualquer outro tipo, de modo que os mais experientes - nos cargos altos da empresa - vão passando experiências para os outros abaixo. Fayol, logo em seu prefácio, mostra que seu trabalho será dividido em 4 partes onde serão discutidas a necessidade e possibilidade de um ensino administrativos, princípios e elementos de administração, observações e experiências pessoais, lições de guerra. Mas apenas as duas primeiras iram ser falados no livro.

De começo o autor discute o que é administração e dirigir uma empresa, implementando novos sentidos à administração que deve seguir 5 funções importantes (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) distinguindo o que é dirigir sobre a ação de administrar, essa a qual não era sequer estudada nas universidades da época. Por consequência, a ausência da doutrina administrativa é criticada nesta primeira parte do livro pois Fayol a considera importantíssima para o funcionamento de uma empresa.

Na segunda parte do livro, logo de início é falado como a função administrativa deve ser executada e além disso parte para a visão de como incentivar o operário; a ideia apresentada de fazer eles participarem dos lucros da empresa é ótima, porém dificil de ser realmente aplicada, já o sistema de premiações - método normal em várias empresas dos dias atuais - é interessante ao operário uma gratificação por conta de seu maior esforço, destacando-se de seus companheiros. Também é ressaltada a importância de estímulo aos que ocupam altos cargos, porque esses visam o bem material, assim como todos os integrantes da empresa. Durante grande parte do primeiro capítulo da segunda parte é discutido como é importante os conceitos básicos de hierarquia, ordem e a vontade do trabalhador para promover a empresa a qual trabalha.

No segundo capítulo é falado, no geral, sobre a real aplicação nas empresas e como devem se comportar com os fundamentos da administração discorrendo sobre as previsões que devem ocorrer durante a gestão de modo falando ainda como devem se comportar os chefes e toda a gestão organizando a empresa de modo anual, decenal e sugerindo uma maleabilidade contando com programas de ação que englobam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com