TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE O QUE É ÉTICA E SUA IMPORTÂNCIA.

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO SOBRE O QUE É ETICA E SUA IMPORTANCIA.

Com o surgimento da ética em meados de 400 a.C. o homem foi evoluindo em seu comportamento em sociedade, sendo definido diversos modos de viver através de leis e buscas pelos seus direitos. Tornando-se assim capaz de decidir seu destino, a felicidade e o bem para a sociedade onde vivem, com a necessidade de definir padrões e formação para ser um bom cidadão.

A partir do séc. XVII, com o desenvolvimento do capitalismo, o conceito de ética sofreu modificações através da contribuição de novas noções que foram adaptadas com a evolução do homem. Adam Smith contribuiu para a definição da ética com uma noção de economia, vista como um comportamento egoísta e competitivo por um indivíduo, quanto mais riquezas por meio do seu trabalho o mesmo tiver, acabará contribuindo de forma indireta para o progresso de outros indivíduos.

Com o continuo avanço da evolução homem e aumento de sua espécie, foi necessário a imposição de limites através de criação de regras para a convivências social. Surgindo assim normas e punições contra qualquer atitude que prejudique as pessoas que viviam em sociedade.

Desse mesmo modo as organizações também precisaram se adaptar para conseguirem promover esse bom convívio em sociedade. Foram criando então, alguns padrões de comportamento e leis que procuram a harmonia e o bem comum dos homens em sociedade, a satisfação entre seus colaboradores.

A implantação da ética organizacional contribuiu para o surgimento de novas regras e condutas no ambiente de trabalho. Sendo elas, criação de leis trabalhistas garantindo os direitos dos trabalhadores através do controle da jornada de trabalho, direitos e deveres, obrigação da utilização de aparelhos protetores, padronização de uniformes, benefícios e salários dignos, definição do horário de almoço e descanso, entre outros. Todas essas implantações foram implantadas com o objetivo de promover a boa convivência no ambiente de trabalho e são exigidas durante sua jornada. Caso precisem são readaptadas conforme suas necessidades durante o desenvolvimento da sociedade.

Hoje, temos empresas incluindo como ética diversos valores para o melhor convívio não só durante o trabalho mas também em sociedade, podemos considerar a preocupação com a sustentabilidade, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e criação de novas rotinas menos estressantes. Todos esses tópicos são impostos nas organizações com a intenção de melhorarem a qualidade de vida de seus colaboradores e principalmente de fazer a pratica da ética acontecer, a busca pela felicidade de seus indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com