TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir A angústia da vida profissional Por Jerônimo Mendes para o RH.com.br Com relação ao mundo corporativo, costumo dizer o seguinte: manda quem pode, obedece quem precisa, muda quem tem juízo

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .........................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO .............................................................................

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................

1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo o diagnóstico organizacional para elaboração de proposta demelhoria, a empresa que será apresentada aqui é o Grupo Rondelli, serão evidenciados teoria e pratica, visto que é essencial para a frutificação do conhecimento acadêmico a experiação dos conceitos apresentados em academia.

O Grupo Rondelli foi fundado em 1963 por Alécio e Francisco Rondelli na cidade de São Gabriel - ES, estando no mercado a mais de 45 anos.

Dentro do mercado baiano, o grupo ingressou em 1994 na cidade de Teixeira de Freitas e durante os 10 anos seguintes foram inauguradas várias lojas do Grupo Rondelli, marcando uma grande evolução dentro da Bahia. Já no estado do Espírito Santo o Grupo possui atualmente 5 Lojas e um centro de distribuição de Hortifruti (CEASA) para o abastecimento de toda a Rede. Em 2005 foi centralizada toda a operação da empresa na cidade de Eunápolis – BA com a inauguração do Centro de Distribuição do Grupo, bem como a centralização da área de Compras, e em 2009 foi inaugurado na cidade de Eunápolis – BA o Atacado Rondelli, a primeira loja de atacado e varejo do grupo. Desde então obteve uma trajetória de crescimento de mais de 35% anual, transformando-se em um Grupo sólido, com o total de 28 Lojas no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Identificando aspectos da Estrutura Organizacional

Aestrutura organizacional é evidenciada segundo consta na figura abaixo.

Cargo: Diretor-Presidente

- Acompanhamento e fiscalização da implementação das determinações da Assembléia Geral de Sócios e Acionistas e do Conselho de Administração.

- Acompanhamento e fiscalização da implementação da política estratégica do Grupo Rondelli.

- Coordenar e supervisionar as atividades dos demais Diretores Colegiados e Estatutários, representando a Diretoria Executiva perante aAssembléia Geral de Sócios e Acionistas e o Conselho de Administração.

- Exercer outras atribuições que lhe sejam determinadas pelo Conselho de Administração, diretamente ou através de disposição nas Políticas vigentes da Empresa.

- Ser o direcionador da diretoria colegiada do Grupo determinando os caminhos estratégicos colegiados que a empresa deverá perseguir.

- Ser o responsável geral pela aprovação do Plano de Negócios do Grupo, como sua execução e cumprimento perante ao Grupo Rondelli.

Cargo: Diretor Administrativo-Financeiro | Diretoria: Administrativo-Financeira

Responsável pelo desenvolvimento, coordenação e execução dos planos de negócios, liderança da equipe gerencial da diretoria administrativo-financeira, alocação de recursos, assegurando a rentabilidade e crescimento da empresa de acordo com os planos estratégicos;

Manter os acionistas e conselho informados das tendências, resultados e outras informações estratégicas e táticas.

Cargo: Diretor Operacional | Diretoria: Operacional

Dirige as operações das unidades de negócio com responsabilidade total pelas contas que incluem serviços prestados, gerências de pessoal e instalações físicas.

Administra o relacionamento com clientes assegurando satisfação com os serviços do Grupo Rondelli.

Responsável pela expansão do Grupo Rondelli.

Cargo: Diretor Comercial | Diretoria: Relações Institucionais

Desenvolver um apurado senso de inteligência de mercado avaliando tendências e atividades da concorrência de forma a ocupar os nichos existentes e assegurar que o crescimento da empresa alcance o plano estratégico de negócios da corporação;

Elaborar o planejamento de novos negócios, estabelecer metas de expansão e responder pelo atendimento de objetivos de vendas, faturamento e rentabilidade no curto, médio e longo prazos;

Responsável em desenvolver o plano estratégico a empresa com frente ao desenvolvimento da estrutura interna voltada a administração, orçamento e resultados nas compras.

Cargo: Superintendência Executiva | Diretoria: Conselho de Administração

Responsável pela interface entre o conselho de administração do Grupo e suas diretorias, bem como ser o facilitador na tomada de decisão da gestão e ser o principal desenvolvedor das estratégias orçamentárias e estratégicas do Grupo.

Direcionador de toda área de projetos incluindo o gerenciamento de prazos, custos, qualidade e recursos necessários;

Responsável pela comunicação institucional do Grupo e toda as estratégias de Capital Humano, ser o definidor e interlocutor das gerências com as diretorias e sindicatos.

O RH é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com