TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS OCUPACIONAIS: PREVENÇÃO E CONTROLE

Por:   •  7/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

  RISCOS OCUPACIONAIS:    PREVENÇÃO E CONTROLE  [pic 1]

 

Os riscos profissionais/ocupacionais são aqueles que decorrem das condições precárias inerentes ao ambiente ou ao próprio processo operacional das diversas atividades profissionais. São, portanto, as condições ambientais de insegurança do trabalho, capazes de afetar a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador.

1 - CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS

Os riscos profissionais/ocupacionais podem ser classificados em riscos ambientais, riscos ergonômicos e riscos de acidente.

As condições do ambiente relativas ao próprio ambiente de trabalho são chamadas de riscos ambientais. São aqueles inerentes ao ambiente de trabalho que poderão, em condições especiais, ocasionar as doenças ocupacionais. Esses riscos podem ser divididos em riscos físicos (ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, frio, calor, pressão anormal, umidade etc.); riscos químicos (poeiras, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias, compostos ou produtos químicos em geral); e riscos biológicos (vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas etc.).

As condições do ambiente relativas ao conforto e postura são chamadas de riscos ergonômicos (esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas prolongadas de trabalho, monotonia e repetitividade, outras situações de “stress” físico e psíquico). 

As condições do ambiente relativas ao processo operacional são chamadas de riscos de acidente (máquinas e equipamentos sem proteção, iluminação inadequada, ferramentas inadequadas ou defeituosas, armazenamento inadequado, possibilidade de incêndios e explosões, arranjo físico inapropriado etc.). 

2 - MEDIDAS PREVENTIVAS:

O trabalho preventivo é absolutamente essencial para a garantia da saúde e segurança no trabalho e deve incluir, necessariamente, a indicação e adoção de medidas de controle para prevenir os danos à saúde do trabalhador.

As medidas preventivas, de acordo com o tipo de risco, incluem a limitação do tempo de exposição, o uso de ferramentas, equipamentos e maquinário de trabalho apropriados e com manutenção constante, a mecanização da operação para diminuir o esforço físico do trabalhador, a ventilação local apropriada, a limpeza e conservação de equipamentos e locais de trabalho, a manutenção de ambientes de trabalho agradáveis, o treinamento e educação dos trabalhadores e a utilização de equipamentos de proteção coletiva (EPC’s) e de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

3 - MEDIDAS DE CONTROLE:

As medidas de controle devem, em conjunto ou individualmente, ser utilizadas na redução dos riscos aos quais estão expostos os trabalhadores. São medidas necessárias para a minimização dos riscos ocupacionais.

Os riscos devem sempre ser medidos através de técnicas específicas e de instrumentos apropriados. As medidas de controle incluem ações específicas, tais como o controle da temperatura ambiente, dos ruídos locais, a limitação do tempo de exposição, adoção de pausas durante a jornada de trabalho, a adoção de técnicas de reeducação postural e o exame médico preventivo periódico, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com