TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alagamentos Urbanos No Brasil Seus Impactos E Estratégias Para Mitigação Soluções Através Da Infraestrutura Verde E Azul

Por:   •  1/2/2024  •  Artigo  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 10

ALAGAMENTOS URBANOS NO BRASIL

SEUS IMPACTOS E ESTRATÉGIAS PARA MITIGAÇÃO

SOLUÇÕES ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA VERDE E AZUL

Aline Mendes Linhares Goes e Souza

Resumo

A urbanização desordenada e o aumento dos índices pluviométricos vêm provocando eventos de alagamento em diversas cidades brasileiras ao longo do tempo, com um aumento preocupante nos últimos anos. Com o objetivo de apresentar algumas soluções de infraestruturas verde e azul, que notadamente contribuem para o sistema de drenagem urbana. Este artigo busca compreender o processo que levou a esse cenário atual, assim como as possibilidades de atuação no meio urbano de valorização dos recursos naturais, como fim e como meio de enfrentar situações como os alagamentos.

Palavras-chave: Alagamentos. Urbanização. Infraestrutura Verde. Infraestrutura Azul. Drenagem Sustentável

Introdução

No Brasil os alagamentos são um problema recorrente, principalmente no verão, devido ao período chuvoso mais intenso. Com a mudança climática e a e ocupação desordenada do território, sistemas de drenagem deficitários e a baixa permeabilidade do solo, o número de alagamentos vem aumentando exponencialmente. Soma-se a isso, eventos climáticos periódicos como a La Niña e o El Niño, que naturalmente já intensificam esses eventos.

Embora previsíveis os alagamentos ainda são um problema para muitos municípios brasileiros e podem gerar grandes consequências, como a danificação de propriedades, prejuízos materiais, danos à saúde, e até mesmo mortes. No Brasil inúmeros alagamentos de grandes proporções já foram registrados e são registrados todos os anos.

Mas o que são os alagamentos? Os alagamentos são o “acúmulo de água nas áreas urbanas.

Essa água é derivada tanto das cheias dos rios, no caso de cidades próximas a eles, quanto de chuvas volumosas” (GUITARRARA, 2022). Esse acúmulo ocorre principalmente pela falta de vazão da água, devido a alta taxa de impermeabilidade das cidades, a água que transborda dos rios ou se acumula pela chuva, não é absorvida pelo solo.

O principal fator para a existência desse cenário, foi a forma como aconteceu o processo de urbanização no Brasil.

"Em meados do século XX, a industrialização e a modernização do campo tiveram como consequência o êxodo rural, que consiste na migração definitiva de indivíduos da zona rural para a zona urbana. Com isso, as cidades brasileiras passaram por um intenso processo de crescimento.

No entanto, a maior parte das cidades não estava preparada, uma vez que não havia uma boa infraestrutura básica para o crescimento delas. Dessa forma, classifica-se o processo de urbanização brasileira como acelerado e desordenado, uma vez que decorreu sem qualquer tipo de planejamento para receber o novo aporte populacional. Soma-se a isso o fato de que muitas pessoas que se mudaram para as áreas urbanas não tinham condições de adquirir casas em áreas centrais, onde os imóveis eram mais caros, deslocando-se então para onde os terrenos ou os aluguéis eram mais baratos. Essas regiões consistem nas áreas periféricas e nos terrenos de maior risco, como encostas de morros e várzeas de rios. Com o passar do tempo, a área urbana se expandiu e chegou também a essas parcelas da cidade até então pouco povoadas." (GUITARRARA, 2022)

Sabendo-se disso é possível perceber que o crescimento das cidades brasileiras, que se iniciou na década de XX, ocorreu de forma a proporcionar grandes transformações no uso da terra. As intervenções inadequadas e sem planejamento feitas no espaço, foram grandes intensificadores dos alagamentos.

Metodologia

Através de levantamentos bibliográficos sobre o histórico de alagamentos no Brasil, suas causas naturais e antrópicas, assim como também, sobre as suas consequências e possíveis soluções para revertê-las ou ao menos mitigá-las. Podemos elencar as principais causas das enchentes nas cidades do Brasil, assim como as suas consequências e estratégias para solucioná-las ou amenizar as suas consequências.

No que diz respeito ao que causa esse fenômeno, podemos dizer que elas estão atreladas as seguintes ações:

• impermeabilização do solo;

• canalização dos rios e mudança do seu trajeto natural;

• ao desmatamento e remoção da mata ciliar, causando o assoreamento e a elevação do leito do rio;

• aos sistemas de drenagem ineficientes, com déficits de bocas de lobo e bueiros para

• o escoamento da água pluvial;

• ao descarte inadequado de resíduos sólidos e líquidos, como o descarte de lixo próximo ou dentro de rios ou mesmo próximo a sistemas de escoamento da água;

• à ocupação irregular do solo, como o de áreas inundáveis as margens de rios.

Problemática

Segundo o último levantamento disponível, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, feito com dados do Censo Demográfico de 2010, foi constatado que existem 27.660 áreas de risco no Brasil, a maioria delas estão nos estados do Sudeste, principalmente em Minas Gerais. Ainda segundo esse levantamento o número de pessoas, no Brasil que vivem em áreas sujeitas a desastres naturais e vulnerais a alagamentos é de 8,2 milhões.

Alguns dos principais problemas que os alagamentos podem causar estão descritos abaixo:

• perdas materiais, como automóveis, móveis, eletrodomésticos, objetos pessoais entre outros.;

• prejuízos econômicos, principalmente na agricultura, que devido aos alagamentos, pode haver a perda de plantações;

• destruição de casas, deixando inúmeras pessoas desabrigadas e desamparadas;

• destruição de vias públicas, causando dificuldades de locomoção e da prestação de socorro e amparo;

• transmissão de doenças, pela água suja que acumula e invade residências e edificações. E pode até mesmo contaminar alimentos;

• e em última instancia mortes, que podem acontecer devido ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com