TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ANÁLISE SOCIOTÉCNICA

Por:   •  26/4/2015  •  Monografia  •  6.638 Palavras (27 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

ROTEIRO DE ANÁLISE SOCIOTÉCNICA

(baseado no Roteiro de 9 Passos, de Emery e Trist)

VALE S.A.

0812355 – Luiz Guilherme R. C. Alves

0820607 – Vitor Hugo

0911863 – Eduardo Peixoto

1012532 – Marcelo Manzo


ROTEIRO DE ANÁLISE SOCIOTÉCNICA

  1. QUADRO INICIAL – sistema organizacional e ambiente imediato
  1. Dados Gerais
  1. Nome completo da empresa. (Razão Social)

Vale S.A.

  1. Histórico, configuração (Ltda., S.A., capital aberto ou fechado) e caracterização do controle institucional (familiar, multinacional etc.)

A Vale é uma empresa Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942 no governo Getúlio Vargas. Privatizada em 1997 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso - com financiamento subsidiado, disponibilizado aos compradores pelo BNDES. Com sede no Brasil e presente em mais de 30 países, a Vale é uma empresa global, comprometida com a qualidade de vida e a preservação ambiental das regiões em que está inserida. Possui escritórios, operações, explorações e joint ventures espalhados pelos cinco continentes. Hoje é uma empresa de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), na Bolsa de Valores de Paris (L15) (NYSE Euronext (L16), na Bolsa de Valores de Madrid (L17) (LATIBEX (L18), na Bolsa de Valores de Hong Kong (L19) (R4) (HKEx (L20) (R5)  (HKEx) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), integrando o Dow Jones Sector Titans Composite Index.


  1. Matriz, filiais, fábricas e outras instalações, caso haja – número e localização.

Opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes e possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e 9 terminais portuários próprios. É a maior empresa no mercado de minério de ferro e pelotas (posição que atingiu em 1974 e ainda mantém) e a segunda maior produtora integrada de manganês e ferroligas, além de operar serviços de logística, atividade em que é a maior do Brasil.[pic 2]

[pic 3]

  1. Principal ramo de atividade.

Principal negócio é a mineração, uma atividade essencial para a vida moderna. De telefones celulares a aviões, de estruturas de prédios a moedas, os minérios são ingredientes para diversos itens indispensáveis para o seu dia a dia.

  1. Principais produtos (bens ou serviços).

Maior produtora de minério de ferro do mundo e atua também em outros segmentos minerais como níquel, carvão, cobre, fertilizantes e manganês.

  1. Número de funcionários.

140 mil funcionários diretos e 60 mil outsourced.

  1. Desempenho        
  1. Volume produzido (principais produtos).

Abaixo os volumes produzidos nos últimos trimestres de 13 e no primeiro de 14.

[pic 4]

  1. Evolução do faturamento. Existe sazonalidade?

  Sim. Devido à sazonalidade, geralmente o primeiro trimestre é o mais fraco do ano, dado que as operações são afetadas pela temporada de chuvas no hemisfério Sul, o que causa impactos negativos particularmente sobre a produção de minério de ferro, manganês e cobre (Brasil) e carvão (Austrália e Moçambique). Por outro lado, a sazonalidade não vem tendo efeito ao longo dos anos sobre produção de metais básicos como cobre e cobalto por exemplo. [pic 5][pic 6]

  1. Quais os indicadores de produtividade utilizados?

Resuprimento de bens de capital no menor tempo possível. Aquisição dos recursos com a melhor qualidade e menor custo.

  1. Qualidade
  1. Qual a importância dada por essa empresa à produção com qualidade?

Fundamental importância. É absolutamente necessário produzir com qualidade.

  1. Existe algum controle das reclamações dos clientes?

Sim, uma vez que a análise das reclamações do cliente servirão como indicador gerencial para melhora do produto a ser ofertado.

  1. Quais os indicadores de qualidade utilizados?

Para o sistema de gestão da qualidade, alguns indicadores utilizados são como por exemplo pesquisas de satisfação de clientes(anual), estimando-se o porcentual de avaliação considerado ótimo/bom, objetivando aumentar o índice de satisfação dos clientes. Por outro lado, há também: índice de refugo(rejeito) mensal, estimado pelo Nº de peças refugadas / Nº de peças produzidas; índice de rotatividade, estimado pelo Nº de colaboradores demitidos / Nº de colaboradores total. Estes dois últimos indicadores devem estar dentro de uma meta percentual  satisfatória estimada pela  empresa.

  1. Políticas e Programas de Retenção de Talentos

      Para a retenção de talentos, a Vale possui um banco de dados tanto para estagiários quanto para empregados. Estes mesmos banco de dados é adiministrado por empresas como por exemplo a People On Time, que têm unicamente esta finalidade. Além disso, a Vale possuí uma política voltada ao conhecimento onde a Valer é o departamento responsável pelo desenvolvimento de profissionais qualificados dentro e fora da empresa, para atuar na cadeia produtiva de mineração. Ela trabalha com um conceito muito bem definido de competência. Trata-se de um conjunto de atitudes, conhecimentos e habilidades necessários à realização das atividades profissionais. Utilizando este conceito para desenvolver seus profissionais,  é feito um mapeamento dos processos e das competências de cada perfil dos profissionais das áreas de negócios da Vale. Além da Valer, existe o sistema VES(Vale Educational System), onde é possível aprender sobre os processos e subprocessos realizados pela Vale, juntamente com seus principais produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com