TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raciocínio Lógico Matemático, Matemática Financeira

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

produção textual INTERDICIPLINAREM GRUPO:

Raciocínio Lógico Matemático, Matemática Financeira, Contabilidade, Metodologia Científica, Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras e Seminário Interdisciplinar II.

.

[pic 6]

[pic 7]

São Luís

2018

NOME DO ALUNO

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Modalidade de Crédito        7

2.2  Balanço Patrimonial e DRE        8

2.3  Análise Vertical e Horizontal do BP e DRE        9

2.4   Análise de Índice        11

3        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

A seguinte Produção Textual será uma análise de um futuro investimento para o cumprimento de melhorias em uma indústria, a SHINE jóias. Seus sócios precisam de um montante de R$ 875.000,00 para serem investidas em ouro, prata, pedras preciosas e mais profissionais.

Iniciaremos verificando primeiramente viabilidade de futuros montantes, organizaremos as contas contábeis, analisaremos a modalidade de crédito que indicará qual banco oferece o financiamento mais vantajoso, além disso, será feito o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) para que possamos conhecer melhor a situação da entidade, em seguida as vendas liquidas e brutas do ano de 2016 e 2017, por fim, iremos realizar uma análise de Índices de Liquidez Corrente, Liquidez Seca de curto a longo prazo e o giro do ativo.

Após chegarmos aos resultados desejados através cálculos feitos, descobriremos se a SHINEjóias conseguirá o montante desejado para fazer o seu investimento.


  1. DESENVOLVIMENTO

Antes de focarmos na tabela financeira da SHINE joias, para um melhor entendimento do assunto, mostraremos os conceitos de Balanço Patrimonial (BP), Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), Análise Vertical (AV), Análise Horizontal (AH), Liquidez Corrente (LC), Liquidez Seca (LS) e Giro do Ativo (GA).

O Balanço Patrimonial mostra como anda o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em qualquer data premeditada. No balanço há um equilíbrio entre os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas. O BP mostra o patrimônio da entidade tanto quantitativa quanto qualitativamente (apresenta cada item que faz parte do Patrimônio e qual o valor que cada um possui). O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. Já O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Esse modelo de demonstração contábil é fundamental para analisar de forma mais criteriosa as atividades desenvolvidas por determinada empresa, e para ter credibilidade com órgãos públicos, financeiros e outros é necessário que seja elaborado por um profissional legalmente habilitado, mas também pode ser elaborado para simples análise, com objetivo de avaliar, controlar e gerenciar mensalmente as atividades de uma entidade. O responsável por essa elaboração deve organizar um plano de contas para facilitar seu entendimento e análises. (ARESTA e SOUSA 1979, pag. 3).

O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) por sua vez, fornece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma entidade em determinado período. Em Geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais, embora forem elaboradas anualmente para fins legais de divulgação. O DRE deve ser principalmente um documento gerencial, e não apenas um relatório contábil, ele nos proporciona de forma eficiente fazer as leituras financeiras, estabelecendo as intervenções necessárias para a manutenção da sustentabilidade.

O objetivo principal do DRE é apresentar de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas em um determinado período, geralmente, de 12 meses. De acordo com legislação brasileira, a Lei das sociedades por ações (Lei n° 6.404, de 15-12-1976) descreve que as empresas deverão distinguir no demonstrativo de resultado do exercício:

  • A Receita Bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.

  • A Receita Liquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias vendidas e serviços prestados e o lucro bruto.
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.
  • Lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e outras despesas.
  • O resultado do exercício antes do imposto de renda e a provisão para tal imposto.
  • As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiariam mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistências e previdência de empregados.
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

A análise vertical é utilizada para examinar a estrutura do DRE e do BP, buscando mostrar as participações dos elementos patrimoniais e de resultados dentro do total. Essa análise deve ser interpretada com muito cuidado e atenção assim como qualquer mecanismo de análise de balanço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com