TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materiais e Patrimoniais

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

A busca pela realização profissional se dá a partir da valorização no ambiente de trabalho onde o Indivíduo almeja desenvolver suas atividades e permanecer por tempo indeterminado. Após as necessidades básicas serem satisfeitas, como a aceitação pelo grupo em que a pessoa conviverá e a habituação ao local de trabalho, este busca se destacar no intuito de adquirir um “status” e ser reconhecido por suas competências.

O estímulo necessário para que haja crescimento na empresa acontece inicialmente por vontade da pessoa, através de motivação e profissionalização, fazendo com que suas necessidades sejam supridas e as atribuições sejam desempenhadas de maneira eficiente, atingindo seus objetivos.

Há décadas, ou até mesmo séculos, a qualidade de vida dos funcionários dentro de uma empresa não era nem sequer estudada por gestores e diretores. O funcionário devia somente realizar aquilo que lhe era imposto, durante horas por dia.

Para Frederick Taylor, considerado o “pai” da Administração Científica, a metodologia ideal de trabalho era aquela em que as tarefas eram fragmentadas, onde cada operário exercia uma única e simples função durante toda a sua jornada de trabalho.

Já Elton Mayo, pesquisador australiano, seus estudos tiveram maior enfoque na satisfação profissional. Apontando que os fatores sociais poderiam exercer influência no desenvolvimento e execuções das atividades pertinentes a cada funcionário.

Neste cenário houve diversas mudanças, contudo algumas empresas acabam perdendo funcionários por não os valorizar, ou até mesmo não sabendo como demonstrar sua importância para a organização.

Vale destacar, com Jacomino (2004, p.48) que :

“as pessoas não querem ser tratadas como um número na multidão, mas entendidas por suas necessidades específicas”. As empresas que satisfazem essas necessidades conseguem reter seus talentos, são realizadoras de sonhos; as que não perceberam isso, ainda, somente os detêm, e correm o risco de perdê-los.

Um dos erros mais alarmantes de gestores está no fato de acreditar que satisfazer sua equipe está apenas em retribuir, através de salário e não lhes possibilitar de receber um feedback sobre seu desempenho ao decorrer do tempo. É de suma importância que as pessoas se mantenham motivadas. Portanto como em outras áreas do pensamento administrativo, as ideias sobre motivação evoluíram desde os primórdios da Ciência da Administração. (REIS, 2001).

A satisfação no ambiente de trabalho está diretamente ligada à maneira com que o indivíduo se relaciona com o grupo e vice-versa. Em outras palavras, a satisfação será idealizada quando há um bom relacionamento interpessoal entre os integrantes do grupo.

Segundo Ferreira; Fortuna; Tachizawa (2006) “apenas o indivíduo motivado terá disposição para comprometer-se com os objetivos da organização.”

Sabe-se ainda que hoje em dia é impossível ignorar o modo de interação de cada profissional com a organização em que o mesmo se relaciona, haja vista o tempo que ele interage diariamente com ela.

Atualmente, algumas empresas treinam seus funcionários de forma eclética, onde eles desenvolvem competências e habilidades para atuar em diversos segmentos dentro da organização, trazendo assim maior interesse e satisfação ao profissional. Gestores e profissionais de Recursos Humanos têm o papel de proporcionar oportunidades aos membros da organização com o intuito de elevar os ganhos de ambas às partes.

A empresa analisada no conteúdo de Recursos Patrimoniais e Materiais são a Fidelity National Information Service.

A FIS (NYSE: FIS) está entre as maiores provedoras mundiais de tecnologia bancária e de pagamentos. Com uma história de mais de 45 anos profundamente enraizada no setor de serviços financeiros a FIS cresceu substancialmente para atender mais de 20.000 clientes nas áreas de serviços financeiros, saúde, varejo e governo, em mais de 130 países. Com sede em Jacksonville, Flórida, a FIS emprega mais de 55.000 colaboradores em todo o mundo além de ocupar posições de liderança no processamento de pagamentos, soluções bancárias e serviços de gestão de risco em diversos mercados. Os produtos da FIS estão diariamente nas mãos dos brasileiros, oferecendo uma vasta gama de produtos, como cartões de crédito, múltiplos, consignados, pré-pagos, benefícios, private label, híbridos, e corporativos, oferecendo flexibilidade, praticidade e segurança absoluta em todas as operações. 

Por se tratar de uma empresa multinacional, serão abrangidos nesse conteúdo alguns aspectos sobre toda empresa em si, porém com o enfoque mais na sede de Jundiaí, localizada na Av. Frederico Ozanan.

Ao analisar a empresa no aspecto de recursos humanos, verificamos que o recurso mais importante da FIS são os funcionários, pois sem eles não tem como realizar as outras ações da empresa. Para isso é necessário sempre que a empresa capacite seus colaboradores a fim de obter um bom serviço e desempenho, foi inaugurado então na sede de Jundiaí o novo centro de treinamento.

A criação desse novo espaço tem entre seus objetivos centralizar todas as áreas de treinamento num só local, o que facilita a comunicação, além de proporcionar maior integração entre as pessoas. Além do processo de centralização, houve um aumento significativo de salas disponibilizadas para treinamento, que saltaram de 8 para 15. Sem dúvida o conforto agora é muito maior, com salas mais amplas e projetadas especialmente para a aplicação e desenvolvimento de treinamentos. Podendo treinar 360 pessoas ao mesmo tempo.

Além da capacitação de seus funcionários a FIS oferece o programa Academia de lideres.

O Programa Academia de Líderes, sinônimo de sucesso na FPS, está completando seu primeiro aniversário. Logo no primeiro ano os resultados foram excepcionais, com mais de 180 líderes treinados nos sites de Barueri, Itu e Jundiaí. Atualmente, o Programa conta com 160 líderes ativos, sendo que 65% exercem função de Supervisores Trainee e Junior, 17% Supervisores Pleno e Sênior e 18% são Coordenadores. A Academia de Líderes visa estimular e facilitar o desenvolvimento das competências essenciais e necessárias para o exercício da liderança. O Programa abrange módulos conceituais e com experiências práticas e contou com especialistas reconhecidos no mercado. 

A FIS conta com diversos funcionários, somente na sede de Jundiaí possui ao todo 9.874 funcionários desde operadores até mesmo administração da empresa. O único recurso em que é próprio da FIS é o recurso humano, pois todos os outros são terceirizados.

O recurso humano utilizado pela FIS é o mais utilizado de todos os outros, os procedimentos para utilizar desse recurso é sempre capacitar seus funcionários. A FIS possui uma campanha interna chamada Campanha das Estrelas, essa campanha tem a finalidade subir os funcionários de cargo. É baseada de acordo com os indicadores da empresa qualidade, aderência e absteismo. O que gera uma capacitação maior ainda dos funcionários crescerem dentro da empresa, porque preferem capacitar a contratar do mercado fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com