TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos de Materiais

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: O Equilíbrio necessário entre o excesso e falta de estoque na Administração de Materiais.

Estoque é Dinheiro

Quem faz um controle eficiente do estoque, frequentemente, consegue praticar melhores preços, atende com agilidade e tem mais qualidade no serviço prestado ou produto comercializado.

Tudo pode, mas nem tudo deve ser estocado, principalmente, se for em quantidade não adequada com o consumo previsto. Tudo vai depender dos riscos que se corre em deixar acabar o item no estoque e o que este fato altera a relação com o cliente, considerando ainda o risco de sobrar material com validade inadequada ou fora de moda.

Trabalhar com pouco estoque pode causar a falta de estoque, atraso no fornecimento do produto, podendo prejudicar a imagem da empresa, afastar os consumidores e até mesmo levar a empresa à falência.

Por outro lado, trabalhar com muito estoque ajuda a atender bem os clientes não deixando que os produtos faltem, porém pode gerar um problema: estoque parado. Isso é bastante negativo para a empresa porque é dinheiro parado, que, além de não trazer retorno, está gerando gastos por ocupar espaço e tempo do setor responsável. Simplesmente não dá para ser lucrativo em uma situação dessas.

Ponto de Equilíbrio

Interromper a fabricação ou fornecimento de produto pode causar contratempos para além do constrangimento empresarial. Atrasos na entrega ao consumidor aumentam os gastos, material e mão de obra, são exemplos que comprovam a necessidade de planejamento de toda linha produtiva. Ao observar os motivos desses problemas, a falta de controle sobre a gestão de estoque pode ser o vilão para o empreendedor.

A estocagem é uma proteção do negócio diante das oscilações do mercado e da fabricação. Ter reservas de materiais significa que a organização esta preparada para continuar a produzir ou fornecer produtos, entretanto seu excesso é tão dispendioso quanto a sua ausência. Para ter estoque, a empresa deve levar em conta os valores com armazenamento – custo com pessoal, equipamentos, manutenção, espaço físico, e claro, o custo dos materiais estocados. Qualquer desequilíbrio dessa balança em desfavor da demanda pode representar prejuízo ao negócio: muito estoque e pouca saída.

O equilíbrio do estoque requer habilidade da empresa em saber mensurar saída e entrada de produtos, de acordo com as demandas do mercado e a necessidade do capital de giro. Para combater esse vilão silencioso, é importante contar com uma organização financeira empresarial, implantação de sistemas de gestão eficientes, capazes de aperfeiçoar a administração de estoques, mapeando das vendas e hábitos de consumo, identificando o que deve ser estocado em maior ou menor quantidade.

Fator Externo e sua Influência na Empresa:

Com os fornecedores deve-se estabelecer um tratamento dinâmico, gerando uma relação de ganho mútuo. Os fornecedores são sócios estratégicos importantes para a organização, porque proporcionam os insumos que permitirão que a nossa organização produza os bens que pretendemos comercializar. Uma falta ou atraso por parte de nossos fornecedores afetaria de forma significativa o processo de produção.

Se for um fornecedor de matéria prima, o processo produtivo ficaria gravemente comprometido ou até mesmo parado, deixando parte ou toda a empresa em estado ocioso. Quando for fornecedor de produto final, a empresa pode deixa de lucrar com a venda da mercadoria, perder o cliente e até mesmo passar uma imagem negativa com a falta de produtos, além da possibilidade de enfrentar problemas jurídicos no caso de produtos vendidos previamente. Nos dois casos este fator externo pode causar danos e prejuízos graves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com