TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Empreendedorismo e Sustentabilidade

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 2

Como acompanhamos em nossas aulas, nosso objetivo foi identificar o que é empreendedorismo, as características de um empreendedor e, naturalmente, o que deve ser realizado para que um empreendimento consiga o sucesso esperado. Ciente da importância conceitual que apresentamos, responda:

 

a) O que é empreendedorismo?

b) Cite, explique e exemplifique uma das fases de um plano de negócios (Sumário executivo, Descrição da empresa, análise estratégica, produtos e serviços, Mercado e competidores, Marketing e Vendas e plano financeiro).

  1. Empreendedorismo é o estudo do desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (seja ele técnico, cientifico ou empresarial). A palavra significa realizar, fazer ou executar.  
    Um bom empreendedor tem que ser criativo, organizado, planejado, responsável, líder, tem que saber trabalhar em equipe, ter boa comunicação, ter visão do futuro, tem que ser persistente e tem que pesquisar muito.
    O bom empreendedor visa o que é essencial a geração de riquezas dentro de um país sempre promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições da vida da população.
    É essencial que seja capaz de conseguir investimentos, seja com fornecedores, parceiros, clientes, funcionários, entre outros.
  2. Mercado e competidores – é importante a empresa sempre se destacar na frente da concorrência. Para isso é necessário conhecer bem o mercado que a empresa está entrando, para que possa montar uma boa estratégia de marketing. A melhor forma para isso é analisar dados em gráficos e tabelas, pois permitem que você compare e identifique tendências dos últimos anos e possa começar de alguma maneira o seu negócio. Mesmo assim, esses dados devem ser atualizados constantemente.

Passo a passo:

  1. Análise do setor – indicar tendências, descrevendo o setor, histórico e projeções do mercado (analisar as oportunidades, riscos e se está estruturado e no caminho do sucesso); indicar também os competidores; analisar fatores que podem alterar as projeções do mercado.
  2. Descrição do segmento do mercado – leva o empreendedor a saber tudo que está acontecendo no mercado e suas perspectivas; indica o perfil do comprador, o que ele está comprando, o porque da compra, as influencias, quando é realizado a compra (sazonalidade) e como ele chega até lá.
  3. Analise da concorrência- analise criteriosa dos principais concorrentes para estabelecer uma estratégia de marketing. É importante a comparação de dados como rapidez, gestão, ranking no mercado, organização e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com