TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reengenharia

Por:   •  16/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

        UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

                     

                                                       Reengenharia

                                         Ponta Porã/MS

                                                       2015

                          Tharen Garcia Fiuza e Rodrigo Arce Espindola

                                                       Reengenharia

 

Projeto de pesquisa apresentado á Disciplina de Português Instrumental, ministrada pela Prof. M. Emilia Marques Gonçalves, do curso de Administração, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial para obtenção de nota no 1º semestre de 2015.

                                                                                     

                                             Ponta Porã/MS

                                                       2015

 JUSTIFICATIVA

A Reengenharia é um conceito administrativo que se tornou uma ferramenta de gestão. Quando aplicada de forma correta modifica o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a estrutura, os valores e culturas organizacionais e os sistemas de informação.

Significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Representa uma reconstrução e não uma reforma total ou parcial da empresa não se trata fazer reparos rápidos ou cosméticos na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional novo e diferente. A reengenharia se fundamenta em quatro palavras chaves:

1. Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.

2. Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

3. Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa e busca sua substituição por algo inteiramente novo.

4. Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional.

A reengenharia nada tem a ver com a tradicional departamentalização por processos. Simplesmente elimina departamentos e os substitui por equipe. Apesar de estar ligado a demissões em massa, e a substituição de trabalho humano pelo computador, a reengenharia mostrou a importância dos processos horizontais das organizações e do seu tratamento racional.

 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

    Quando a empresa passar por dificuldades, e seu rendimento cai, gerando crise seja na falta de estrutura ou diminuição de lucro, ela deve usar a reengenharia para obter sucesso em todas as partes da empresa. Seus três componentes são: Pessoas, TI (tecnologia de informações ) e Processos. As organizações estão mais voltadas para tarefas, serviços, pessoas ou estruturas, mas não para os seus processos. A reengenharia surge a fim de tentar mudar a realidade das organizações na empresa, tratando-se de uma profunda e radical mudança.

 OBJETIVOS

A reengenharia é necessária porque é um processo de reestruturação que depende de inovações em quaisquer dos níveis, o operacional, o da gestão de negócios, na gestão de processos. Ou seja esta ferramenta de gestão administrativa é tão abrangente que envolve todos os setores da empresa, refletindo uma verdadeira revolução organizacional. Não se pretende melhorar os processos já existentes, mas um processo inteiramente novo. Ela é necessária para os benefícios da empresa como, diminuição de custos, agilidade e precisão nos processos, e melhoria na relação cliente/mercado.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Surge nos Estados Unidos, na década de 90, a Reengenharia como ferramenta para a solução de questões como a economia de custos, tempo e qualidade nas tarefas desempenhadas. Caravantes diz que a reengenharia surgiu como resposta às pressões econômicas e à concorrência que as organizações vinham sofrendo nessa década e, mais especialmente, como modo de, rapidamente, reestruturar o sistema industrial norte-americano para recuperar o espaço perdido em relação à indústria japonesa.  

METODOLOGIA

A reengenharia surgiu a fim de resgatar empresas, visando completamente nos resultados, possibilitando a sua entrada na concorrência. Mas também, existe alguns pontos negativos e criticas tais como a resistência dos executivos, mau entendimento dos mesmos, o que acarreta maus pensamentos em ralação à teoria.

Pode-se dizer que é importante o repensar nos processos organizacionais. Mas deve se haver a consciência de que a implantação da reengenharia mal feita pode trazer resultados negativos à empresa.

Um exemplo que foi usado a reengenharia: Caso de estudo Ford Motor: Na década de 1980, enquanto a indústria de automóvel americana se encontrava numa grande depressão, as empresas e indústrias Japonesas aumentavam drasticamente as performances dos seus processos, diariamente. Desenvolviam produtos duas vezes mais rápidos utilizando equipes oito vezes mais produtivas, e ainda respondiam aos pedidos dos seus clientes dez vezes mais rápidos.

A Ford, empresa americana bastante conhecida, com o intuito de rentabilizar o seu departamento de contabilidade, fez um estudo de todo o processo desde a compra de material até ao seu pagamento. Só na América do Norte existiam mais de 500 empregados neste departamento. Os gestores sabiam que, racionalizando alguns processos e instalando um novo sistema de computadores conseguiriam um corte nos custos de cerca de 20%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com