TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teorico Monografia

Por:   •  3/10/2015  •  Monografia  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Finanças Comportamentais

Essa área possui estudos que se dirigem à compreensão das decisões financeiras tomadas pelos indivíduos, incorporando conceitos de psicologia e sociologia. Esses estudos serão usados como base para explicar sobre as decisões dos agentes imobiliários em relação aos financiamentos.

São acrescentados diversos aspectos comportamentais que não estavam em consideração a fim de que se observe o porquê das decisões no ramo imobiliário, muitas vezes por impulso, sem pensar nas consequências ou sem avaliar legalmente fatores que estão envolvidos nestas decisões.

Segundo BURR (1997), por desafiar os conceitos tradicionais impostos pela teoria moderna de finanças, as finanças comportamentais representam o trabalho teórico mais interessante em investimentos surgidos na ciência financeira nos últimos anos. Shleifer (2000) procura identificar possíveis falhas que possam ser encontradas nos seres humanos quando estes vêm a agir dentro do mercado financeiro, de maneira racional e/ou irracional.

Foi a psicologia descoberta através da teoria econômica que deu origem às aplicações das finanças comportamentais nesse ramo. Os estudos pioneiros de Kahneman e Tversky (1979) sobre erros de heurística e as pesquisas comportamentais de Slovic (1972) a respeito de problemas de percepção de risco, trouxeram uma nova perspectiva nas influências da psicologia quando os agentes tomam decisões nessas áreas, levando em consideração principalmente a pressão que sofrem e o impacto que isso pode lhes causar.

De acordo com Shefrin (2000), as áreas que estudam as finanças pessoais estão se expandindo com uma frequência maior no decorrer dos últimos anos, pois se preocupam com as influências que a psicologia pode causar nas pessoas que se encontram frente a um grande parâmetro da economia do país, ou seja, compra de imóveis. É também, um dos mais controversos campos em finanças.

2.1.2 Aspectos Comportamentais

Acredita-se que no setor imobiliário encontram-se apenas investidores racionais e completamente estáveis. No entanto, deve-se analisar que o comportamento humano sofre influência de diversos fatores imprevisíveis, principalmente quando estão sendo pressionados em um setor dominante pelos agentes imobiliários, o que pode causar desconforto ao indivíduo, distorcendo suas decisões se comparadas com seu estado emocional estável de antes. A abordagem do tratamento da informação e tomada de decisão constitui sua perspectiva principal (STERNBERG, 2000).

3 METODOLOGIA

3.1 Tema

De acordo com Cervo e Bervian (2002) o tema de uma pesquisa refere-se a qualquer assunto que apresente a necessidade de obter melhores definições, melhor exatidão e transparência do que já existe sobre o mesmo.

Para este trabalho, definiu-se o tema “Imóvel na planta ou pronto para morar, qual o melhor investimento”.

3.2 Objetivos

Para Gil (1991), objetivos são resultados que se concentram basicamente na identificação do problema e na proposição de hipóteses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com