TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teórico

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Referencial Teórico apresentada pela aluna:

Cristiane de Oliveira Faria.

Grupo: 01

Prof. Orientador:

Airton Pinto de Moura

ANALISE DO COMPORTAMENTO DO SERVIDOR PUBLICO

Miranda

2015

REFERENCIAL TEÓRICO

Tema: Análise do comportamento do servidor público.

Definir comportamento, motivação e satisfação não são tarefa fácil, uma vez que estas são utilizadas com significados diferentes, e de diferentes indivíduos. A maioria dos pesquisadores conceitua a motivação como sendo tudo aquilo que leva uma pessoa a agir; que estimula um individuo a ter um comportamento especifico.

Chiavenato (1999), diz que de maneira geral, motivação é entendida como tudo aquilo que faz um indivíduo agir, que impulsiona alguém a se mover de certa forma ou que origina um determinado comportamento. Segundo ele, este impulso para a ação pode ser provocado através de algum estímulo externo ou também surgir do interior das pessoas.

As metas e os objetivos dos indivíduos tendem a determinar o nível de motivação nesse contexto Chiavenato (2004), afirma que a motivação em seu intimo se relaciona com o desempenho e com o comportamento das pessoas estando envolvida com metas e objetivos.

A motivação também pode está relacionada com o psicológico, fisiológico, intelectual e como os indivíduos estão se relacionando com outros, ela está dentro de cada pessoa. Como afirma Macedo e Póvoa Filho (1994), é um conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou não), de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si determinando a conduta de um indivíduo, despertando seu desejo e interesse para uma atividade ou ação conjunta, surge de dentro dos indivíduos, não há como impor que uma pessoa se motive.

Com a evolução dos estudos foram identificados diversos fatores que afetam o comportamento, satisfação e motivação dos funcionários das organizações, entre eles está à própria personalidade do indivíduo e o ambiente de trabalho, neste estudo analisado por meio do estudo do clima organizacional.

Clima organizacional agradável é um indicador de satisfação e motivação no trabalho, um ambiente de trabalho com clima desfavorável é com certeza insatisfatória.

Luz (2001) colabora afirmando que o clima organizacional influencia os comportamentos do indivíduo na organização, bem como a produtividade, a motivação e a satisfação. Dessa forma, o clima deve ser favorável para auxiliar positivamente nos aspectos descritos, ou seja, o indivíduo deve estar satisfeito com o seu trabalho, tendo uma boa motivação para que seja produtivo.

Algumas empresas de grande porte, nos dias de hoje, não motivam seus funcionários para ter um bom desempenho em seu trabalho, esse tipo de empresário tem o pensamento ainda de que se está trabalhando por precisão. Não é só por causa da necessidade é que devem pensar de forma errada se ao menos organizassem motivações para seus funcionários não existiriam tantas demissões ou trabalhadores insatisfeitos. Há varias formas de organização para influenciar um individuo a ter motivação em seu trabalho, como: aumento de salário, brindes para o melhor funcionário do mês, almoço ou jantar como forma de agradecimento de cada trabalho desenvolvido, entre outros. O administrador de uma empresa não deve pensar só em si; um administrador inteligente deve pensar um no outro, colocar-se no lugar de cada um e ter humildade de ouvir propostas diferentes para assim haver um crescimento na empresa e diminuir trocas de funcionários, uma forma de valorização de cada individuo que trabalhará de forma satisfatória.

Um administrador deve ter a consciência de que sem o servidor a empresa não andará, pois precisamos uns dos outros para obter um trabalho de sucesso, tendo motivação e satisfação de cada um, com certeza o comportamento do servidor será de grande entusiasmo para o individuo que está à frente de uma direção.

1.1 Motivação no Trabalho

Para os psicólogos grande parte das razões para a diversidade da conduta dos indivíduos, origina-se de um processo chamado motivação. A convicção compartilhada pelos pesquisadores da importância da motivação para o desempenho no trabalho, associada ao reconhecimento da complexidade desse fenômeno e do limitado poder explicativo das teorias da motivação, contribuíram muito para a incorporação de conceitos e teorias que não estariam diretamente envolvidos e dessa forma vem dificultando a delimitação teórica no campo de estudos do comportamento nas organizações. (ZANELLI, 2004)

Luthans (1998), citado por Tella, Ayeni e Popoola (2007, p. 2) “afirma que a motivação é o processo que estimula, energiza e sustenta o comportamento e desempenho. Ou seja, é o processo de estimular as pessoas à ação e alcançar uma tarefa desejada.

“(...) “motivação não deve ser pensada como a única explicação do comportamento, uma vez que interage e atua em conjunto com outros processos de mediação e com o ambiente”“.

Colaborando com essa definição Zanelli (2004) acrescenta que a origem da palavra motivação é do latim “motivus”, que significa mover. Assim, a palavra motivação assume o significado de “tudo aquilo que pode fazer mover”, “tudo aquilo que causa ou determina alguma coisa”, ou até mesmo “o fim ou razão de uma ação”. Dessa forma, a etimologia da palavra parece ter oferecido a justificativa para a ampliação do seu sentido. Dessa forma, faz sentido dizer que uma teoria da motivação é uma teoria da ação.

Outro autor de grande importância, quando se trata desse tema é Spector, segundo ele, motivação é um conceito que tem sido discutido intensamente e de difícil definição, geralmente descrito como um estado interior do individuo que o induz a assumir determinados tipos de comportamentos.

Motivação tem a ver com direção, persistência e intensidade do comportamento do indivíduo com o passar do tempo, optando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com