TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial teórico

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

2.1.2. Teorias sobre Liderança

Chiavenato (2004) divide as teorias sobre liderança em três grupos: teoria dos traços de personalidade, estilos de liderança e teoria situacionais da liderança.

2.1.2.1. Teoria dos traços de personalidade

Nessa teoria a personalidade dos gestores e suas características individuais influenciam no comportamento de outras pessoas.

Para Gil (2001), vários estudos foram feitos embasados nessa teoria, mais com o passar do tempo ela vem se tornando menos aceita pelos pesquisadores, porém, se uma empresa atualmente contrata pessoas por seleção, identifica-se que esteja mais interessada em contratar pessoas que possam vir a adquirir traços do líder.

2.1.2.2. Teoria sobre estilos de Liderança

Os autores trazem diversos estilos de liderança encontrados nas organizações, cada qual com sua especialidade. “Enquanto a abordagem os traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar” (CHIAVENATO, 2011, p.120).

Liderança democrática, também conhecida como participativa, pois, os membros do processo participam das decisões e as disposições finais são tomadas em grupo. O líder acredita que os liderados quando motivados tem mais produtividade.

Já na liderança autocrática o líder é quem toma as decisões e determina a execução das tarefas. Não há participação do grupo, pois, o líder, de forma autoritária é quem dita normas e estabelece toda a política da empresa. Bandeira, Marques e Santos (2005) citam que nessa liderança o gestor está preocupado somente com a execução das tarefas.

A chamada liderança liberal, também conhecida como “laissez-faire” ou “deixai fazer” onde os lideres são conhecidos como “rédeas soltas”, pois, deixam os liderados fazer o que querem. As pessoas têm liberdade na execução dos projetos e não necessitam de supervisão constante. Para Lewin (1965) a liderança liberal pode ser indicio de uma liderança negligente que deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

Outro estilo a ser citado é o Coach o líder oferece à sua equipe condições necessárias para um bom desempenho ajudando, incentivando, orientando e compartilhando responsabilidades. Segundo Nowak e Wimen (1999), o estilo Coach possui quatro passos para o desenvolvimento gerencial: Contract (chegar a um acordo); Observe and Asses (observar e avaliar); Constructively challenge (desafiar construtivamente); Handle resistance (lidar com a resistência).

O estilo visionário segundo Goleman (2004), o líder conduz as pessoas para visões e sonhos partilhados, procura ter uma visão futurística e realista. Esse estilo de liderança tem efeito positivo quando utilizado durante mudanças criando bom clima de trabalho.

Chiavenato (2011) classifica a liderança em três comportamentos: liderança orientada para tarefa; liderança orientada para pessoas; liderança bidimensional.

• Liderança orientada por tarefa: o líder se preocupa mais com o planejamento e definição dos trabalhos a serem executados. Monitora o desempenho dos seus subordinados ate a conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com