TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

ANHAGUERA EDUCACIONAL

CAMPUS MARTE – UNIBERO

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ATPS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Reflexão Sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação

SÃO PAULO – SP

2015

ETAPA 1

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO:

  • "Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido”. (Mariotini,Paulo Ricardo, 2010. Disponível em: < > . Acesso em :29 mar. 2015)
  • “Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos.” (Neale, Chiavenato. Disponivel em:< http://www.guialog.com.br/Y608.htm >. Acesso em: 29 mar. 2015)
  • “Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.” (David, Berlew. Situation Management Systems, 1984. Disponível em:< http://www.franciscobittencourt.com.br/artigos/artigo06_0506.html> Acesso em: 29 mar. 2015)
  • "Negociação é um processo de comunicação interativo estabelecido quando duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses.” (Guirado, Francisco. Negociadores da Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2008. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Negocia%C3%A7%C3%A3o > Acesso em: 29 mar. 2015.)

ETAPA 2

Um exemplo de negociação pessoal que podemos citar foi uma negociação de empréstimo de dinheiro, entre entiada e padastro. A negociação ocorreu muito bem até a parte de cobrar a porcentagem de juros em cima do dinheiro emprestado, pois o padastro que me pediu o dinheiro disse que não pagaria muito, no caso foi colocado 10% em cima do valor e ele disse que não pagaria isso, como eu não tinha necessidade desse dinheiro e iria ganhar já com juros negociei então 7% falando que não baixaria mais, como eu sabia que ele precisava o dinheiro para o dia seguinte ele concordou. Assim chegamos a conclusão que foi uma ótima negociação para minha pessoa que emprestou, pois terei de volta essa quantia e também ganharei os juros por cima. (Macedo de Araújo, Paula, 2015.).

1°Passo: Preparar- não houve nenhum tipo de preparo.

2° Passo: Discutir- Houve debate com o empréstimo e a taxa de juros.

3° Passo: Propor- Houve na parte de apresentar a taxa.

4° Passo: Barganhar- As duas partes conseguiram adquirir o que queria e assim tivemos um ganha-ganha.

ETAPA 3 

 Consideramos ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família ou próximas a nos. O fato de ter intimidade e proximidade nos prejudica no processo de negociação, pois sempre deixamos ser levado pelos sentimentos, o emocional fala mais alto que a razão. Caso tivesse uma mesma negociação mais com alguém desconhecido mudaria meu aspecto psicológico, pois não teria nada emocional por não conhecer a pessoa. A postura que manteria igual seria a busca dos meus interesses naquela negociação, o interesse de sair ganhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com