TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.683 Palavras (19 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO:

Em um mundo onde as organizações e todos que fazem parte dela estão inseridos, trás a tona um cenário, onde o conhecimento e o investimento em ferramentas que auxiliem as estratégias corporativas se torna um referencial no meio de tanta competitividade entre as organizações, e para que elas possam se manter preparadas para as grandes transformações que ocorrem diariamente, é necessária uma busca de referenciais de credibilidade e de alto desempenho, e com base nisso que a aplicação do Modelo de Excelência e Gestão da FNQ ganha destaque. A FNQ foi fundada no Brasil em 1991 com o objetivo de disseminar as boas práticas da excelência e gestão para as organizações, são treze fundamentos definidos como a base teórica de uma boa gestão e oito critérios de excelência. Este presente trabalho irá abordar o segundo e um dos mais importantes critérios do Modelo de Excelência e Gestão da FNQ que é Estratégias e Planos, refletindo essencialmente o seu principal fundamento de excelência Visão do Futuro juntamente com um estudo de caso da empresa Andrade Gutierrez que foi destaque nesta categoria no ano de 2010 mostrando que a empresa tem administrado com excelência .

Palavras-chave: Gestão, Excelência, Estratégia, Visão.

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

2. A Fundação Nacional da Qualidada-FNQ................................................................04

2.1 O Modelo de Excelência e Gestão.........................................................................04

2.2 O Critério 2 Estratégias Planos do MEG.................................................................06

2.3Os Subcritérios: Formulação e Implementação das Estratégias.......................................07

3. Perfil Andrade Gutierrez..........................................................................................09

3.1 A Empresa e seus Princípios..................................................................................10

3.2 A Premiação do PNQ e o Critério Estratégias e Planos na Andrade Gutierrez........11

3.3 Formulação e Implementação das Estratégias na Andrade Gutierrez.....................11

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................15

BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................ 16

ANEXO.......................................................................................................................17

Introdução

Fatores como novas exigências dos mercados, consumidores, globalização e aumento da competitividade têm exigido mudanças significativas no modo de operar e gerir um negócio. Esses fatores contribuíram para que as organizações aprofundassem seu entendimento e evoluíssem o conceito de estratégia, se tornando o elemento chave para criação de valores.

Estratégia é o caminho escolhido para concentrar esforços com objetivo de tornar real a visão da organização, ela ocupa-se da definição de uma posição competitiva futura favorável por parte da organização perante os concorrentes, a partir de escolhas feitas no presente.

O foco deste projeto é o critério 2 do Modelo de Excelência e Gestão da FNQ Estratégias e Planos,  esse critério traduz primordialmente o fundamento da excelência Visão do Futuro e separa a deliberação dos rumos para o futuro na organização em dois temas principais: O primeiro referente à formulação das estratégias aborda as reflexões sobre os ambientes e são responsáveis por definir caminhos compatíveis com o setor da organização. O segundo faz referência à implementação das estratégias abrangendo as ações interna e externamente executadas.

A empresa estudada neste projeto Andrade Gutierrez ganhou o premio da FNQ como destaque no critério Estratégias e Planos no ano de 2010, o premio conquistado pela a empresa promoveu melhorias significantes à organização onde ela conseguiu internalizar os princípios e os valores da excelência e gestão em todos os níveis de atuação e área, colocando a empresa em uma posição privilegiada no mercado nacional e global.

A Fundação Nacional da Qualidade – FNQ

A Fundação Nacional da Qualidade-FNQ foi criada em outubro de 1991 por 39 organizações privadas e públicas, ela é uma instituição brasileira sem fins lucrativos que tem por finalidade o desenvolvimento dos fundamentos de excelência para uma boa gestão empresarial.

A FNQ é criadora e idealizadora do PNQ-Premio Nacional da Qualidade que foi criado em 1991 e segundo a FNQ (2010) este prêmio possui o objetivo de promover a qualidade e a melhoria da competitividade organizacional, as organizações vencedoras recebem um troféu como símbolo de serem referenciais em excelência da gestão e resultados, sendo capazes de atender de maneira correta a todos os fundamentos e critérios obtendo melhora na gestão da qualidade.

O Premio Nacional da Qualidade tornou-se em sua categoria um dos mais prestigiados e exigentes da América Latina e um dos mais importantes do mundo, além de manter este status ele tem o compromisso de ampliar significadamente a disseminação estruturada do conhecimento da Excelência e da Gestão, auxiliando as organizações em  ambientes de rápidas mudanças e dando subsidio para o crescimento do Brasil.

Para isso ele adota três formas de reconhecimento:

  1. Premiada
  2. Finalista
  3. Destaque por Critério

2.1 O Modelo de Excelência e Gestão da FNQ

Os Critérios de Excelência do MEG são constituídos por um modelo sistêmico de gestão adotado por varias organizações mundial, e todos os seus princípios e valores da qualidade são considerados como base principal de uma boa gestão.

No Brasil ele teve inicio em 1991 através da criação da FNQ os Fundamentos de Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e constituem a base do Modelo de Excelência e Gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (345.9 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com