TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório A Importância Das Tics Para EaD

Por:   •  13/12/2023  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/DTED

DISCIPLINA: Introdução à EAD 2023.2

PROFESSORA: Ana Isabel da Silva Bílio

ALUNA: Raimunda Silvania Ribeiro Silveira

ATIVIDADE: 4

A IMPORTÂNCIA DAS TICs PARA EaD

RESUMO

É sabido que as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs tem oportunizado uma vasta gama de pessoas se especializarem e qualificarem na modalidade citada, esta tecnologia tem proporcionado aos estudantes liberdade de escolha, e é pela modalidade de ensino EaD que muitas pessoas têm realizado sonhos de concluir graduações em que as TICs foram de total relevância na vida de uma fração de pessoas da nossa população.

A partir de então, a EaD, passou a ser amplamente utilizada por muitas instituições de ensino em diferentes países. Ela era utilizada em todas as etapas de educação e, também, em diversos ramos do ensino, como no ensino profissionalizante, científico e técnico. (MOORE; KEARSLEY, 2008).

Na década de 1950, a Modalidade de Ensino a Distância-EaD foi marcada pela criação de universidades e cursos que utilizavam essa modalidade para o treinamento e capacitação de profissionais em diversas áreas de atuação. Naquela época as orientações eram transmitidas pelo rádio e contribuíram de forma significativa para o aperfeiçoamento profissional de muitos cidadãos que não tinham condições de estar presencialmente em uma sala de aula.

É importante mencionar que, na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho (FRM) iniciou os Telecursos, destinados ao ensino fundamental e ensino médio (1º e 2º grau). A FRM, com base em toda a sua experiência em Educação a Distância, criou o projeto “Telecurso 2000”, que, pela primeira vez, foi ao ar em 1995. (SILVA, 2013).

Assim, os dados da literatura afirmam, que o Telecurso 2000 foi desenvolvido por meio da parceria entre as Organizações Globo e a Fundação Padre Anchieta, sendo está a responsável pelo material didático e pelas pesquisas para a produção do conteúdo. A equipe de produção e gravação das aulas ficava a cargo das Organizações Globo, e isso ocorria sem as devidas interações entre as duas organizações, havendo, desse modo, grande possibilidade de existirem divergências entre o objetivo do material didático e o material audiovisual produzido. (SILVEIRA et al., 2010).

A modalidade tem um crescimento exponencial, o que é perceptível pelo grande número de instituições públicas e privadas que oferecem algum curso a distância. O crescimento da oferta de cursos EaD mobiliza diversos profissionais que dão suporte para o sucesso desse tipo de ensino, entre os quais, professores e outros profissionais da educação; técnicos de som e imagem; publicitários; empresários e outros. (MAIA; MATTAR, 2007).

Diante deste contexto, foram desenvolvidos diversos projetos educacionais, no Brasil e no mundo, em que utilizaram a EaD para resolver problemas emergenciais referentes à educação e à escolarização da sociedade.

Desta forma, considerando que as TICs são as responsáveis pela utilização da modalidade EaD, sendo elas as principais ferramentas alternativas para a formação e capacitação de profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento, observou-se a superação desta modalidade de ensino na sociedade atual.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com