TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma resenha baseada nos artigos Conceitos e diferenças; educação online; evolução da educação; censoEAD.BR_2012_pt; novos ambientes usando as TICs e sociedade Brasileira e EAD.

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Nome:

Etapa: 1

Título da tarefa: Resenha

Introdução:

Esta é uma resenha baseada nos artigos Conceitos e diferenças; educação online; evolução da educação; censoEAD.BR_2012_pt; novos ambientes usando as TICs e sociedade Brasileira e EAD.

A educação, como a aprendizagem, é um processo contínuo, que começa nas origens do ser humano e se estende até a morte. Entretanto, apresenta uma fase intensiva e sistemática, visando de modo especial à infância, adolescência e juventude, com esforço para transmissão do patrimônio cultural da humanidade às novas gerações. Para essa transmissão cooperam a família, a Igreja e o Estado, dentro de suas atribuições e seus direitos, que têm origem na ordem natural e sobrenatural.

Desenvolvimento:

A forma de educar tem evoluído ao longo do tempo. Antes, existia somente a educação presencial com oferecimento de cursos regulares em qualquer nível, em que professores e alunos se encontravam sempre num mesmo local físico (comumente denominado de sala de aula).

Hoje temos a educação a distância, neste modelo, o processo de aprendizagem acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. Contudo, apesar da distância podem ocorrer ou não momentos presenciais.

Um fator que tem contribuído bastante com este avanço e crescimento da EaD são os avanços das teconologias de informação e comunicação que contribuem para que professores e alunos estejam mais próximos. As diferentes formas de se trabalhar na educação à distância- Educação semipresencial ou híbrida (parte presencial/parte virtual ou à distância); Educação totalmente à distância (ou virtual) ; Educação contínua ou continuada .

A educação on-line é muito mais humana e pessoal que a maior parte das formas de ensino em sala de aula. Isto porque esta modalidade nova de ensino envolve níveis de conectividade, senso de comunidade e compartilhamento de conhecimento raramente visto em ambientes escolares. Temas que caracterizam a educação on-line: Colaboração, Conectividade, Foco no aluno , Eliminação de fronteiras , Comunidade , Atividades Exploratórias , Conhecimento compartilhado, Experiências multissensoriais , Autenticidade , Redes, MOOCs , E-mail, Fórum , Conferência em tempo real , Videoconferência, Audioconferência , Groupware , Transferência de arquivos , Aplicativos, Desenvolvimento e gerenciamento de currículo

Em busca de formar pessoas para atender a estas demandas, novos ambientes de aprendizagem baseados nas TICs vem sendo fonte de pesquisas e novos projetos nas universidades e escolas, com objetivos cada vez mais amplos, a fim de possibilitar aos alunos o desenvolvimento destas competências. Este tipo de ambiente de aprendizagem tem sido cada vez mais reconhecido na área da Educação. Por isso a formação de educadores perpassa hoje a dimensão técnica, a dimensão humana, o contexto político-econômico e a parte de conhecimentos a serem transmitidos, tudo isso resumindo-se no que se pode chamar de aquisição de competência. Essa abrange necessariamente: O saber e o fazer; A teoria e a prática; e Os princípios e processos da tecnologia educacional.

Collins e Berge

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com