TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Referente à Pesquisa Sobre Tabagismo.

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

CAPA

Relatório referente à Pesquisa

sobre Tabagismo.

Administração

Alunos

Introdução

Optamos por este assunto para descobrir o que permeia este hábito tão maléfico a saúde, sendo que hoje se tornou algo não tão comum e por isso mesmo direcionamos nosso questionário apenas àqueles que fazem uso do tabaco.

        A causa por ainda existirem pessoas que o consomem se explica pelo fato do fator viciante da substância nicotina que compõe o cigarro e algumas das manifestações da ausência desta substância no organismo após o vício já existente são: irritabilidade, ansiedade, tremores, sudorese fria na mãos, fome compulsiva, modificação do hábito intestinal, alterações do sono, dificuldade extrema de concentração e alternância de episódios de apatia com outros de agressividade comportamental.

        Hoje, 16% da população brasileira adulta é fumante e várias doenças são relacionadas a este hábito, tais como: infarto, angina, doença coronária, bronquite, enfisema, câncer (de pulmão, boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga), derrame cerebral.

        Além do intuito informacional desta pesquisa também acreditamos que dela possam partir ações para conscientização e mobilização para frear este consumo muito mais comum em tempos antigos. Pensando por isso relatamos abaixo o processo de parar de fumar:

  1. Estágio pré-contemplativo: indivíduo não pretende parar de fumar nos próximos seus meses. São aqueles pacientes que vêem mais prós do que contas em fumar, que negam os malefícios do tabaco à saúde.
  2. Estágio contemplativo: pretende seriamente parar de fumar nos próximos seus meses, mas, na verdade, está ambivalente.
  3. Preparação para ação: pretende seriamente parar no curso do próximo mês. Já começa intuitivamente a usar técnicas comportamentais para livrar-se do fumo.
  4. Ação: o indivíduo parou de fumar.
  5. Manutenção: até seis meses após o indivíduo ter abandona o tabaco.

Estes são os estágios que permeiam a ação decisiva de interromper este ato tão maléfico a saúde e os aliados ao tratamento de deixar de fumar seguem, com suas vantagens e desvantagens.

Método

Vantagens

Desvantagens

Adesivo de nicotina

Dose única diária

Não há alívio emergencial

Chiclete de nicotina

Alívio em emergências

Utilização inadequada

Spray nasal de nicotina

Ação rápida em

níveis elevados

Efeitos colaterais desprazeirosos

Inalador de nicotina

Simula o antigo ritual

Baixos níveis de nicotina

Chiclete + Adesivo

Alívio em emergências

Preço

Relatório

Perfil do fumante – segue a ilustração referente ao sexo dos participantes.

[pic 1]

A pesquisa verificou que dentre os fumantes entrevistados, mais da metade eram Solteiros, com 51,52%, enquanto os Divorciados ficaram com uma pequena parte, de apenas 10,61%,seguido de 37,88% Casados.

[pic 2]

A maioria dos fumantes entrevistados trabalham ou possuem alguma ocupação diária, como demonstra os percentuais abaixo.

[pic 3]

Encontramos um nível muito satisfatório no assunto escolaridade, os fumantes com escolaridade inferior ao ensino médio são de apenas 10,12%, percentual relativamente baixo em relação aos demais comparados.

[pic 4]

A maioria das pessoas que realizaram a pesquisa tem a renda média de 1 a 3 salários mínimos, chegando a aproximadamente 64% dos entrevistados, enquanto 16% ganham menos de um salário mensalmente, ultrapassam 20% o número de entrevistados que ganham acima de 3 salários mínimos.

[pic 5]

12% dos fumantes possuem menos de 19 anos, enquanto 19% estão na faixa etária dos 20 aos 25 anos, de 25 a 30 anos possuem um percentual de fumantes de 22%, seguido com o maior índice de fumantes a classe dos adultos com mais de 30 anos, chegando a quase 47% do total de fumantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (574.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com