TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Suscinto De Atividades Do Pós-Doutorado

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório suscinto de atividades do pós-doutorado

Após ter feito gestões no sentido de ser aprovado para realizar estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC/UFBA), obtivemos posição definitiva e satisfatória em reunião do seu colegiado, dia 21 de dezembro de 2020. O referido estágio contaria com a supervisão do professor Dr. Olival Freire Júnior, e seu projeto inicial consistia no desenvolvimento da temática “ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ORIENTAÇÃO POSSÍVEL A PARTIR DE FOUCAULT?”. Sem esquecermos do aval da área de conhecimento em Filosofia da UEFS e da liberação do Estado, pusemo-nos a iniciar os trabalhos com prazo previsto de um ano, entre junho/2021 a junho/2022.

Mantendo contatos iniciais com o reconhecido supervisor começamos a trocar as primeiras ideias sobre o assunto e o mesmo nos enviou textos ora via e-mail, ora pessoalmente, além de indicar nosso nome para compor o grupo de estudos do qual coordena, juntamente com mais alguns, o LAHCIC. De junho/2020 até o presente pudemos participar como ouvinte de inúmeras apresentações do mesmo, aliado aos afazeres dos nossos estudos pós-doutorais. Colocamos nosso nome também na relação daqueles que apresentariam seminários, um dos elementos da nossa proposta de trabalho, pré-agendada para o segundo terço de 2022.

        Desde o princípio tínhamos como meta, conforme ratificado em julho/2021, aprofundar estudos voltados para os Dits et écrits. O que mudou, por volta de novembro deste, foi a aceitação de uma excelente sugestão do supervisor, dr. Olival Freire, de pensar em escrever e submeter artigo científico a um dossiê que sairia em meados de 2022 acerca de Michel Foucault e a historiografia das ciências. A Revista era a “Transversal: international jornal for the historiography of sciences”, da pós-graduação em História da UFMG. Para tanto, porém, e isso era bom, pois dava um caráter mais científico à pesquisa, deveríamos restringir o seu foco: não mais visaríamos a questão de uma possível alfabetização científica, a partir da obra de Foucault, mas de como este tratava as ciências.

        Obtendo o acordo do supervisor para essa nova tomada de posição teórica pusemo-nos a buscar, entretanto, um caráter mais original à pesquisa. A ideia que nos animou, e que terminava indo ao encontro do PPGEFHC, onde fizemos nosso doutorado e onde o pós-doutorado estava sitiado, residia na posição de Michel Foucault em relação a algumas ciências privilegiadas, notadamente a Matemática, a Física e a Química, por muito tempo modelares em relação a todas as outras ciências. Fizemos o artigo e o mesmo fora posicionado favoravelmente pelo prof. Dr. Olival Freire. A partir disso sentimo-nos apto para submetê-lo à Revista Transversal e assim foi feito, obtendo igual posição favorável e recomendando a publicação.

        A ampla divulgação dessa revista tinha a ver também, além da sua qualificação e notoriedade do corpo de editores associados e do conselho editorial, com sua publicação em língua inglesa, disseminada para mais de 20 países. Algo do nosso tempo relativo ao pós-doutorado foi usado para realizar o difícil trabalho de tradução da nossa língua para aquela, completando todo o empenho no final de maio/2022.

        Propomos para o mês de junho de 2022 ficarmos atentos a possíveis apresentações do LAHCIC, cuja participação como ouvinte é sempre enriquecedora, e procurarmos sintetizar o longo estudo que fizemos dos quatro volumes dos Dits et écrits, de Foucault, o que nos rendeu quase 100 páginas de anotações (enviadas em fevereiro/2022 como justificativa objetiva de trabalho realizado), além de referências complementares. Nossa proposta torna-se, então, iniciar a docência na UEFS a partir do início de julho/2022, conforme seu calendário acadêmico, apto para submeter projeto de pesquisa sobre Foucault e a noção de ciência, dando prolongamento a tudo o que conseguimos aprofundar nos estudos doutorais e pós-doutorais, certamente abertos e preparados para novas submissões a revistas especializadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com