TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Caso ZeeDog

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 9

UNIBRASIL - CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL

 

ELIZA WANDEMBRUCK

JÉSSICA DE OLIVEIRA

JOÃO GUILHERME SARAGOZA

MONIQUE LOPES

 

 

 

 

 

 

 

 

PREPARAÇÃO E DISCUSSÃO DE CASO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURITIBA

2016

UNIBRASIL - CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL

ELIZA WANDEMBRUCK

JÉSSICA DE OLIVEIRA

JOÃO GUILHERME SARAGOZA

 MONIQUE LOPES

 

 

 

 

 

 

 

A GESTÃO DO MARKETING MIX: COMO MEXER NO TIME QUE ESTÁ GANHANDO?

A CARIOCA ZEE.DOG E O MERCADO PET MUNDIAL 

 

 

 

Relatório apresentado à disciplina de Orientação livre, Curso de Administração, UniBrasil Centro Universitário Autônomo do Brasil, como requisito para nota parcial na disciplina.

Orientador:  Prof. Ivanor Duarte

 

 

 

 

 

 

 

CURITIBA

2016

  1. RELATÓRIO: A GESTÃO DO MARKETING MIX: COMO MEXER NO TIME QUE ESTÁ GANHANDO?

O caso de como mexer no time que esta ganhando relata sobre o dilema do administrador João Ricardo em como ele ira lidar e como ele ira apresentar as  inúmeras mudanças estratégicas que devem ser feita na sua empresa para seu sócio e os demais administradores. Com seus vastos conhecimentos em outras indústrias do ramo alimentício, ele sabia que era necessário fazer mudanças para que sua empresa continuasse a crescer e geral mais rentabilidade.

Na visão de João Ricardo ele sabia que a empresa  iria enfrentar grandes dificuldades para atingir a liderança de mercado, ele estava ciente que as mudanças teriam que ser feitas, e que as estratégias de marketing mix (preço, praça, promoção e produto) não seriam suficientes para alcançar tal objetivo. Mesmo sabendo que sua empresa em pouco tempo já era reconhecida como uma das melhores neste ramo, oferecendo produtos de qualidade e com preços acessíveis.

Na parte da estruturação da empresa foram feitas varias pesquisas qualitativas e quantitativas de mercado, que demostravam que a demanda por produtos saudáveis crescia muito no Brasil, principalmente pela alta taxa de elevação  de obesidade e da terceira idade populacional. Também descreve como a  estruturação da empresa foi feita e como teve grandes resultados, e  foi considerada a fabrica de sucos mais moderna da América do Sul.

O marketing visa à sinergia entre todos os canais de comunicação e composto de marketing, buscando entrega de maior valor e melhor interatividade com seus clientes. Esta sinergia é percebida, pois a Néctar trabalha focado nos 4 P’s: Preço – os produtos são comercializados com 5 % a 10% mais baixos que os da concorrente, O P – Praça, é facilitado através das cindo equipes de venda próprias que ficavam alocadas uma em cada filia  e dos 130 mil postos de venda e já  estavam presentes em todo território nacional, O P -  Promoção, foi uma estratégia vem estabelecida, pois foram investidos 8% do faturamento da empresa em propaganda, ações nos pontos de vendas, patrocínios, campanhas publicitarias. A empresa também participou de feitas e eventos promovidos por entidades de varejo e de distribuição supermercadistas, patrocinou uma dupla de vôlei de praia que permitiu a divulgação da marca sem grandes custos e comercializou seus produtos nas principais companhias aéreas brasileiras, alcançando clientes potenciais pela experiência vivida. O P- Produto é o foco nos clientes, e para atingir esse objetivo deu uma maior atenção na qualidade dos produtos, realizando pesquisas e teste de degustação com consumidores, e com o resultado das pesquisas foi identificado os sabores mais adequados ao paladar brasileiro e lançaram os sucos com sabor da fruta madura: manga, manga light, pêssego, pêssego light,  goiaba, goiaba light,  uva, uva light,  maça, maracujá e laranja. Deram também uma atenção maior no aspecto das embalagens sendo elas: cartonados da tetra park 1 litro e 200 ml, lata com 335 ml e vidro de 250 ml.  

Um novo marketing dos 4P’s aos 4C´s apresenta algumas características essências e, neste caso foi possível identificar que a estratégia dos 4P’s não seria mais suficiente para enfrentar a concorrência. Nesse sentido João se questiona em como melhor seus produtos, embalagens etc. Podemos sugerir que ele não deixe de usar as estratégias dos 4P´s, mais que comece a usar também as estratégias dos 4C’s, realizado pesquisas, como: saber qual e o desejo do consumidor e quanto ele esta disposto a pagar por esse desejo. Querer saber qual é a opinião dos consumidores em relação à qualidade dos sucos produzidos e assim criar um canal de 0800.

As etapas do plano de marketing podem ser identificadas no caso logo de inicio, na estruturação da empresa, onde é realizadas pesquisas de mercado onde mostra que a demanda por sucos esta crescendo no Brasil, logo após no inicio das atividades e feita analise SWOT empresa, identificando seus pontos fortes e fracos. João Ricardo deixa claro seu objetivo, quer atingir a liderança de mercado no prazo de três anos, porem e nesse momento que João Ricardo se vê em uma encruzilhada, será que todas as ações tomadas até agora seriam suficiente para atingir seu objetivo?

No ponto de vista do grupo João Ricardo administrou muito bem sua empresa até agora. Sendo assim ele teria que aplicar melhor algumas partes das etapas do plano de marketing, e optar pela estratégia de medias de massa, pois ele já tem sua marca fixada na mente do consumidor de forma positiva.

Estabelecer as características dos objetivos analisando se eles são viáveis e flexíveis, elaborando  as estratégias com estas etapas estando bem alinhadas e definidas ai partir para o plano de ação onde vai ser definido o orçamento das publicidades e propagandas e criar o sistema de controle e plano de contingência para analisar e controlar se suas ações da estratégia estão dando resultados para alcançar a liderança do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com