TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Custos de Produção Industrial

Por:   •  20/4/2016  •  Monografia  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Custos de Produção Industrial

        Recentemente visitamos a fábrica da São Braz localizada na BR-230. Lá, infelizmente não visitamos a área onde é produzida o seu famoso café, porém chegamos a visitar todo os outros setores dessa empresa.

        A São Braz possui diversos itens alimentícios , dentre eles estão os salgadinhos, cereais matinais, temperos, entre outros. São mais de 200 tipos de alimentos e quase todos eles com baixa umidade, tornando-os mais resistente e menos perecíveis.

        As linhas de produção aceleram o processo produtivo de todos os tipos de alimentos. É notória a produção em massa dos alimentos e a baixa quantidade de funcionários. As linhas se baseiam em pegar a matéria-prima natural (Milho, café, batata) processá-las seja cozinhando ou assando, adição de sabores da empresa, ensacamento do produto e o empacotamento dos sacos. A partir daí, um sistema de esteiras encaminha as caixas para o estoque de onde será dado o devido destino do alimento.

        Além da produção, podemos notar o controle de qualidade essencial para manter o nome e qualidade da empresa. A cada lote produzido de cada alimento são coletados amostras para a realização de estudos. Alguns testes são o da quantidade da umidade, da granulação e da conservação dos sabores.

        Apesar da parte de café ser a mais rentável para a empresa, o setor alimentício e de temperos gera um bom lucro, mas em menor quantidade. Principalmente a de temperos, pois envolve muitos gastos sobre a produção e o preço de venda é muito baixo.

        Em relação aos funcionários, encontramos a sua maioria no setor de empacotamento e de controle de qualidade, o resto da produção é quase toda fabril.

        Um bom exemplo dessa produção seria a fabricação de batatas fritas de diversos sabores chamada "Scruch". O processo produtivo começa com a limpeza da batata, passando pelos cortes e caindo direto no local onde é fritada. Logo depois, vem uma maquina que separa as batatas inteiras das quebradas. As quebradas (desperdício) são aproveitadas na produção de temperos ou rações para animais. As inteiras partem para a adição de sabor em um cilindro que gira e borrifa o sabor que se está rodando no dia. Depois ela é embalada e encaminhada para ser empacotada. Sensores verificam o peso corretamente e eles são destinados para o setor de distribuição através do sistema de esteiras novamente.

        Além de bem diversificado, a São Braz tenta minimizar o desperdício e lucrar nos setores mais variados possíveis. A visita técnica, apesar do barulho e de fatores profissionais, ficou devendo algumas informações, principalmente na área de custos, porém para quem nunca tinha visto uma linha de produção, acabou abrindo os olhos para novas informações e despertando a curiosidade para se Deus quiser eu pagar essa cadeira!

                                                                                                               Lucas Dantas Chianca - 11414482

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com