TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Implementação e Adequação do Serviço Sincronizador Sincronizador

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório de Implementação e Adequação do Serviço Sincronizador

Sincronizador

[junho /2018]

[pic 2]


Elaborado por: Diana Scardua de Oliveira

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Turma: MBA GETIEAD-24 0518-8_3


Tópicos desenvolvidos

  • Apresentação e Objetivo
  • Desenvolvimento
  • Considerações Finais
  • Referências Bibliográficas

Apresentação e objetivo

Há uma crescente demanda por sistemas que ofereçam soluções avançadas de tecnologia, acirrando a competição entre fornecedores de serviços e aplicações na área de tecnologia da informação. Dentro desse contexto, a diretoria da Minas Móvel resolveu rever seu modelo de negócio e elaborar novas estratégias para o alcance de vantagem competitiva, incumbindo a este Gerente de TI, a produção de um relatório com propostas de atividade para os processos internos da organização.

O presente relatório se embasará nos principais modelos de mercado para a área de TI, em particular os frameworks COBIT e a ITIL, que são uma base robusta para a governança e a gestão dos serviços de TI. O COBIT busca a orientação da organização para a implementação, operação e melhoria dos processos de governança e gestão de TI, enquanto o ITIL oferece orientações de boas práticas para a gestão e execução de serviços de TI, sob a perspectiva da geração de valor ao negócio. Sendo as duas ferramentas complementares e seu uso maximizam o alcance das metas corporativas, potencializando suas forças e adaptando seu uso conforme a necessidade.

Diante desse cenário, o foco nos Objetivos Estratégicos voltados aos Processos Internos conduzirá a apresentação desse relatório.

O atual mapa estratégico da empresa apresenta como Objetivo Estratégico principal, na perspectiva Processos Internos, o seguinte: Segurança de informação, infraestrutura de processamento e aplicações. Então a empresa visa transcender o desenvolvimento de software e se tornar uma parceira dos seus clientes, oferecendo serviços que garantirão a segurança de informações do negócio das organizações.

Visando o cumprimento do objetivo. foi definida uma iniciativa estratégica, que se baseia no oferecimento de um novo serviço. O serviço oferecerá uma plataforma para armazenamento, versionamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, sendo chamado de “Sincronizador”. O serviço permitirá que o cliente selecione diretórios dentro de seu sistema, os quais serão sincronizados com a plataforma, tendo todo seu histórico de modificação de seus arquivos salvo, com informações das mudanças feitas por cada usuários, permitindo que o usuário consiga restaurar versões anteriores ou criar arquivos a partir dessas versões. A plataforma é oferecida somente na nuvem, mas permitirá que, caso o usuário esteja offline, as versões sejam salvas localmente no computador, até que possam ser sincronizadas com a nuvem e os arquivos sincronizados poderão ser compartilhados entre usuários do cliente.

Para possibilitar o oferecimento desse serviço, foi avaliado que os processos internos terão que ser melhorados, de forma a atender padrões de qualidade já estabelecidos no mercado, sendo o foco desse relatório.

Desenvolvimento

Tendo o objetivo estratégico sido traçado, Segurança de informação, infraestrutura de processamento e aplicações, conforme recomenda o COBIT para processos internos, serão definidas ações estratégicas em 3 processos da empresa: Serviços, Desenho e Transição e Operação. De forma a alcançar o objetivo estratégico através da adequação e direcionamento dos processos internos para cada etapa da implementação e oferta do novo serviço.

Serviços

A grande maioria das empresas produz, armazena e envia grandes quantidades de arquivos diariamente. Muitos desses arquivos são de grande importância para as organizações, podendo ser contratos, especificações, pesquisas, relatórios, etc e por isso devem ser armazenados e administrados de forma segura. No entanto, muitas empresas ainda não possuem ferramentas ou sistemas para a gestão desses arquivos, sendo expostos a todo tipo de adversidade que poderiam comprometer esses documentos.

Tendo em vista esse cenário a Minas Móvel irá oferecer o serviço “Sincronizador”, que será responsável por armazenar os arquivos desejados, automaticamente na nuvem, servindo de “espelho” para os arquivos originais da máquina do cliente.

Para que esse serviço seja atrativo para o cliente será necessário a construção de uma relação de confiança entre a empresa e seus clientes, o qual estarão confiando dados importantes e, por muitas vezes, sigilosos com a expectativa que estarão sempre disponíveis e seguros. Dessa forma, a Minas Móvel estará inserida, praticamente, em quase todas as áreas do cliente, no qual a manipulação de arquivos seja necessária. Se tornando além de um fornecedor de software, uma parceira dentro do processo de negócio de seu cliente, o que se alinha ao objetivo estratégico da organização.

O serviço terá um componente (software) instalado nas máquinas dos clientes que será responsável por ler os arquivos selecionados pelo usuário e se comunicar com a infraestrutura em nuvem da Minas Móvel, armazenando versões do arquivo selecionado toda vez que esse for salvo. Através do painel de interface o usuário terá acesso a todas as versões salvas de determinado arquivo, podendo reverter alterações ou criar arquivos a partir dessas versões.

Cada usuário possuirá uma conta dentro da plataforma, que será usada para identificar o criador dos arquivos armazenados e, em caso de modificação do arquivo, identificar o responsável por qualquer alteração. A área de armazenamento, na nuvem, de cada usuário é chamada de repositório.

O dono do repositório poderá configurar algumas características para cada arquivo, como: privilégios de acesso ao arquivo (como se o arquivo pode ser visualizado por um terceiro, ou se poderá ser modificado), estado do arquivo (arquivo é um rascunho, está em desenvolvimento, esperando revisão, finalizado, etc) e compartilhamento/envio para o repositório de outros usuários da plataforma.

A sincronização dos arquivos, que foram selecionados para o repositório, será feita automaticamente de forma transparente para o usuário, assim caso o arquivo seja alterado na nuvem ou localmente, o sistema irá sincronizar com a versão mais nova e salvar a antiga para versionamento. Quando o usuário estiver offline o sistema irá fazer o versionamento localmente até que volte a se conectar a plataforma para a sincronização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com