TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Pesquisa de Mercado

Por:   •  29/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Administração

Disciplina: Pesquisa de Mercado

Professora: Fabiana Gama de Medeiros

RELATÓRIO DE PESQUISA DE MERCADO

Na segunda e terceira unidade da disciplina trabalharemos com a elaboração de uma pesquisa de mercado. O trabalho será realizado em equipes de no máximo 5 alunos.

- UNIDADE 2 – até pesquisa qualitativa

- UNIDADE 3 – melhorias da etapa anterior e finalização do relatório

Objetivo: vivenciar o processo de elaboração de um relatório de pesquisa de mercado, principalmente focado em entender o potencial, características e mudanças e tendências de um mercado.

Cada equipe deve criar seu próprio instituto de pesquisa, como nome, logo e identidade visual próprios.

Em seguida escolher um setor para realizar a pesquisa de mercado, simulando como se vocês fosse publicar um relatório aberto no site do seu instituto de pesquisa.

Nas entregas dos relatórios no SIGAA, basta um membro do grupo entregar.

ESTRUTURA RELATÓRIO DE PESQUISA DE MERCADO

CAPA E IDENTIDADE VISUAL

A capa deve conter a identificação do instituto de pesquisa, logo, equipe responsável e setor (tema) da pesquisa. Lembrem que para todo o relatório vocês devem criar uma identidade visual própria, não é no formato de texto acadêmico. A identidade visual coerente e padronizada tanto no texto como nos slides é muito importante e será levada em conta na avaliação.

Obs: essa é a estrutura básica, caso vocês necessitem adicionar algo além do que está aqui podem fazê-lo.

SUMÁRIO

Fazer um sumário indicando os tópicos e numeração de páginas do documento.

RESUMO EXECUTIVO

Aqui deve ser um texto inicial que mostre ao leitor do que se trata o relatório e apresente o mercado analisado, com uma escrita que atraia a atenção para seguir lendo o restante do relatório.

  1. DECISÕES METODOLÓGICAS

Aqui é um espaço para descrever todas as decisões de método referentes às pesquisas de dados secundários, pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Descrever decisões sobre amostra (tamanho e sujeitos), tempo de realização das pesquisas, instrumentos e métodos de coleta de dados, e métodos de análise e interpretação de dados.

  1. VISÃO GERAL SOBRE O MERCADO

Aqui você deve apresentar o que já se sabe sobre o mercado a partir das suas pesquisas de dados secundários (desk research). Aqui você deve apresentar dados oriundos de reportagens, redes sociais, pesquisas acadêmicas, dados de governo/instituições públicas, dados de institutos/empresas de pesquisa, dentre outras. É importante estruturar de uma maneira organizada, apresentando os principais aspectos encontrados e que tipo de conclusões já se pode tirar. Você pode organizar em subtópicos para separar melhor categorias ou subtemáticas. A utilização de quadros e imagens pode ajudar na organização e apresentação dos achados.

- Lembrem-se que entender um mercado envolve conhecer:

        - Questões do macroambiente (aspectos demográficos, econômico, natural (meio ambiente), tecnológico, político~legal, sociocultural etc)

        - Questões do ambiente operacional (mercados, consumidores, concorrentes, distribuição e revendedores, fornecedores, facilitadores (ex. instituições financeiras, sistema de transportes e armazenagem etc.), empresas de marketing (ex. agências de propaganda, empresas de pesquisa de marketing etc.), públicos de interesse (ex. sindicatos, associações, conselhos, ONGs, defesa do consumidor etc.), meios de comunicação social etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com