TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório eletricidade aplicada

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 6

Prática 1 – Laboratório de Eletricidade Aplicada - 15/02/2017

1. Medições na Alimentação da Bancada e Medições nas Saídas Trifásicas

Procedimentos:

a) Ligar a bancada acionando a botoeira de comando da alimentação.

b) Utilizando o multímetro digital, selecionar a escala adequada e medir as tensões CA de 220 V (fase-fase) e 127 V (fase-neutro) disponíveis nas saídas trifásicas, conforme solicitado na Tabela.

* Pedir orientação ao professor para realizar com segurança estas medições iniciais.

QUESTÕES:

a) As tensões medidas entre as fases (VFF) e entre as fases e o neutro (VFN) da rede são iguais?

- Não. Elas variam um pouco nas fases.

b) Se as tensões estiverem variando, qual seria o principal motivo?

- O principal motivo e por ser corrente alternada, ela vem com valores um pouco diferentes e porque as cargas não ficam distribuidas igualmente entre as fases neutras.

c) Qual é a razão numérica existente entre as tensões fase-fase e fase-neutro da rede CA?

- √ 3= 1,73 (Razão: 220V/127V=1,73)

2. Medições nas Tomadas Monofásicas:

As tomadas monofásicas de 127V usam o novo padrão ABNT e possuem 3 pinos: fase, neutro e “terra”.

a) Usar o multímetro na escala “Test” para detectar a presença da fase e determinar qual é o seu pino na tomada. Cuidado neste Teste! Vamos usar a função de teste de linha “viva” do multímetro (posição “Test”). Apenas a ponta de prova vermelha ligada no soquete “V Ω F” do multímetro será usada.

b) Qual é o pino de “terra” da tomada de 127V? Faça um esboço mostrando a tomada vista de frente, indicando a posição e a função (polaridade) dos seus três pinos: fase, neutro e terra.

c) Medir as tensões entre os pinos de fase e neutro (VFN), fase e terra (VFT) e depois entre neutro e terra (VNT) na tomada de 127V.

Valores obtidos: VFN: 127V VFT: 127V VNT: 0

Responder:

a) O que podemos concluir sobre as conexões das tomadas a partir destas medições?

- É muito importante que a presença do fio terra para evitar o choque elétrico. Ao medir Neutro e Terra da tomada, idealmente, tem de ser zero, pois, se tiver acima de 1 Volt, já indica problema com as conexões. Em FN e FT existe a presença de tensão e na NT não existe corrente e tensão. Em FT o terra funciona como neutro.

b) Analisar a seguinte afirmativa e responder: “Todos os equipamentos eletroeletrônicos devem ser ligados no “terra” para proteção do operador”.

Verdadeira: X Falsa:_____

3. Uso da Fonte de CC

a) Ligar um multímetro em uma das saídas da fonte, preparado para medir tensão de CC na escala de 20V. Observar atentamente as funções e as polaridades do multímetro e dos seus cabos de teste (vermelho = positivo, preto = negativo), assim como dos terminais de saída da fonte ao fazer as conexões (terminal vermelho = polo +, terminal preto = polo -)

b) Ligar a fonte e colocar seu controle de corrente no meio do curso.

c) Ajustar a tensão de saída da fonte para cada um dos valores mostrados na Tabela 1.2 e comparar as leituras do display da fonte com as leituras do multímetro. Anotar as leituras do multímetro na Tabela 1.2.

Responder:

a) Se existirem diferenças entre as leituras do display e do multímetro, quais seriam as prováveis causas?

- As possiveis causas estariam ligadas a diferença de precisão do aparelho de medição e ou interferência do equipamento medido.

b) Qual é a diferença entre uma fonte de tensão constante e uma de corrente constante?

- As fontes de tensão são responsáveis por fornecer uma tensão constante em sua saída, independe da corrente. As fontes de corrente elas fornecem uma corrente constante, independente da carga. A fonte de corrente “criará” a tensão necessária, por maior que seja, para manter uma corrente de trabalho circulando em seus terminais. 

c) Como proceder para limitar a corrente de saída da fonte em 1A?

- Atuando na fonte dela, isso significa que uma fonte de tensão irá fornecer a corrente necessária, seja ela qualquer, para manter em seus terminais uma tensão de trabalho V.

d) Quais são as escalas que podem ser obtidas em um display de 3½ dígitos?

- Um multímetro de 3 ½ dígitos ao ser ligado aparece no display apenas três dígitos, é assim mesmo caso esteja ligado em uma escala de tensão ou de corrente, e nas escalas de medida de resistência aparecerá um número 1 no lado esquerdo do display. A maioria dos multímetros digitais que existem a venda são chamados de multímetros digitais de 3 ½ dígitos (3 dígitos e meio), isto quer dizer que ele é capaz de medir grandezas de até 3 números completos mais meio número.  Imagine que você deseja medir uma tensão de 1000V na escala de 1500V, a leitura que aparecerá no display será de 1000, ou seja:

 

Primeiro número = 1, este dígito é considerado ½ dígito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com