TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório individual do seminário: Engajamento

Por:   •  5/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

COMPLEXO EDUCACIONAL - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

CURSO: MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR SUPERVISOR: JONAS DA COSTA BRANCO

MAX STIVE SÁ SILVA – RA: 1232645

SEMINÁRIO: ENGAJAMENTO

São Paulo

2015

Relatório individual do seminário: Engajamento

        A administração de Recursos Humanos refere-se às práticas e as políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento, especificamente à contratação, ao treinamento, a avaliação, a remuneração e ao ambiente seguro aos funcionários da empresa. Entre estas práticas e políticas estão: Conduzir análise de cargo (determinar a natureza do trabalho de cada funcionário), prever a necessidade de trabalho e recrutar candidatos, selecionar candidatos, orientar e treinar novos funcionários, gerenciar recompensas e salários (como remunerar funcionários), oferecer incentivos e benefícios, avaliar o desempenho, comunicar-se (entrevistando, aconselhando, disciplinando), treinar e desenvolver, construir o comprometimento do funcionário. E o que o gerente precisa saber sobre: oportunidades iguais e ações afirmativas, saúde e segurança do funcionário, queixas e relações trabalhistas (DESSLER, 2003; p. 2 apud CHIAVENATO, 1997).

        Conforme orientado pelo docente Jonas pesquisamos o tema chamado engajamento e procuramos nos abarcar do que era necessário sobre o assunto para podermos elucidar este conceito a sala de aula.

        Eu pesquisei o assunto nos textos que se referiram à pesquisa da RH Deloitte, sobre os profissionais engajados do Linkedin, conceito sobre engajamento, pirâmide de Maslow e realizei a pesquisa com a minha gerente sobre o processo de engajamento na organização em que trabalho, também, providenciei os filmes: River Dance e Programa Gestão Eficaz.

        Quanto ao assunto estudado, eu entendo que engajamento seja algo relacionado à necessidade da empresa em obter resultados em cima da satisfação das pessoas. É o empenho que está voltado para determinada ação. Diferente de motivação que é uma intenção através de uma necessidade que pode ser fisiológica ou qualquer outro tipo. Engajamento é um processo extrínseco, pois está relacionado com a motivação interna e com os outros fatores externos dentro de uma organização que podem ser processos físicos, sociais e organizacionais. A motivação é algo mais pessoal e intrínseco mais voltado para uma necessidade e para a percepção de si mesmo, individual.

        Existem muitos fatores relacionados ao engajamento, por exemplo: o clima organizacional que é muito importante no processo de equipes engajadas, pois se estamos numa empresa em que não possuímos boas e satisfatórias relações de trabalho, não conseguimos trabalhar motivados e não nos envolvemos com os outros membros da equipe. Se tivermos “desafetos”, isto não pode ser empecilho para a realização do nosso trabalho e tarefa.

        Podemos observar em diversas pesquisas que no setor público há uma diferença de engajamento quanto ao setor privado, pois, a questão se relaciona com o fator atratividade: plano de carreira, benefícios e qualidade de vida.                         Nas empresas públicas ou organizações não governamentais (como é o meu caso), não existem fatores motivadores que incentivem os funcionários a conseguirem se engajar e com isso tornam eles completamente desengajados, provocando até mesmo problemas para as organizações.                                 Diferentemente, do setor privado em que os planos de carreira e benefícios acabam sendo melhores e os profissionais por gosto e terem bom relacionamento com a equipe e com o líder, sobretudo, comprometimento, acabam tornando as atividades e tarefas mais prazerosas e atingindo os seus objetivos mais facilmente tornando-se ainda mais engajadas profissionalmente.

        Um dos fatores primordiais na questão do engajamento é a postura do líder, pois ele também influencia nas decisões e nas questões de desenvolvimento do trabalho. Se os funcionários estão desengajados, isso é grave, mas se o líder também estiver, isso se torna gravíssimo. O líder é que nos transmite e nos conduz na questão de atingir os objetivos e adquirir os resultados que a organização nos impõe, se ele não consegue estabelecer engajamento. O trabalho não acontece e a tarefa não é realizada.

        Segundo MARRAS et. al. (2013) apud VIVEK (2009) o envolvimento é um dos constructos que se assemelham ao engajamento, porém, pode ser considerado um antecedente do engajamento (MARRAS et. al., 2013 apud BRODIE et al., 2011; HOLLEBEEK, 2011a).

        Outro constructo semelhante ao engajamento é o fluxo e ele pode atuar como um antecedente do engajamento (MARRAS et. al., 2013 apud BRODIE et al., 2011; HOLLEBEEK, 2011a).                                                                                 O fluxo é um estado de experiência ideal caracterizada pela atenção concentrada, mente clara, mente e corpo em uníssono, concentração sem esforço, controle completo, perda de autoconsciência, distorção do tempo e prazer intrínseco (MARRAS et.al., 2013 apud CSIKSZENTMIHALYI, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com