TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração Tradicional x Estratégica

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Remuneração estratégica:

Após a década de 80 as empresas precisaram se atualizar quanto as novas sistemáticas do mercado de trabalho, mudar o sistema de remuneração que era utilizado até então foi uma das saídas encontradas para adaptar-se ao novo mercado de empregos. Os funcionários não apenas receberiam salários como também passariam a receber gratificações/bonificações referentes ao seu esforço para se tornar cada vez mais produtivo.

A ideia é justamente uma mudança de visão, um funcionário mais atuante e melhor remunerado costuma trabalhar mais feliz e de forma mais efetiva para a empresa, assim gera uma melhor produção e influencia diretamente no ânimo dos funcionários ligados a ele.

Incentivos dentro de empresas geram crescimento diretamente proporcional na relação entre funcionário, produção e empresário, tal fato faz com que as empresas passem a investir um pouco mais no processo evolutivo e intelectual da equipe de pessoas que a compõem. Esse investimento afeta radicalmente no sistema empresarial, pois reduz hierarquias e torna o ambiente empresarial mais flexível.

O funcionário no sistema de remuneração estratégica passa a receber seus salários com base em conhecimento, habilidades, competências entre outras formas que podem compor os ganhos salariais, tornando assim um funcionário cada vez mais operacional e produtivo.

Atualmente esse sistema é mais utilizado para gestores de empresas em cargos superiores, como gerentes, supervisores e diretorias.

Remuneração tradicional:

A remuneração tradicional é também chamada de remuneração funcional, baseia-se no plano de cargos e carreiras, ou seja, utiliza-se um sistema de remuneração fixado em contrato inicial o que facilita a montagem de folha salarial, garante a igualdade salarial entre os colaboradores com mesmas funções e define quais a funções e deveres do colaborador no ato da contratação.

Essa ideia se torna viável no mercado para facilitar o trabalho da empresa e gerar uma relação mais amigável quando os funcionários cumprem com suas funções contratuais e os empresários em contrapartida honram com suas obrigações. Seguindo essa ideia temos também uma problemática principalmente ao tratar de empresas de pequeno porte que muitas vezes se utilizam desse sistema e ao mesmo tempo solicita que os funcionários estejam abertos a realizar outras funções que não cabem a função original categorizando muitas vezes desvios de função e acarretando em processos em alguns casos.

Uma forma prática de resolver tal situação seria uma mudança do sistema tradicional para o sistema estratégico, assim conseguira-se uma maior eficiência do funcionário e melhor relação entre trabalho e remuneração.

Referências:

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/remunerao-estratgica/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-financas/o-que-e-remuneracao-funcional-aplicada-gestao/

[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO

GLAUBER SALES QUINTINO

REMUNERAÇÃO DE PESSOAL: TRADICIONAL X ESTRATÉGIA

PROFESSOR: IREMAR CAMPOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com