TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencia Liberal Tradicional

Artigo: Tendencia Liberal Tradicional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO:

A Escola Municipal Euvaldo José dos Santos funciona no turno matutino oferta curso de pré I da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. E uma turma de EJA, com carga horária de 800 horas distribuídas em 200 dias letivos, a clientela atendida pela escola são crianças de 04 a 10 anos e acima de 15 anos na turma de EJA, residentes na zona rural do município, com níveis sociais bem diferenciados.

Todos esses alunos são integrantes de famílias tradicionais, devidademente registrados com nome de pai, porém alguns, por motivos específicos são criados por avós ou tios.

Esta escola tem como função social o desenvolvimento da formação para valores éticos, isto é, formação de qualidades morais, traços de caráter e atitudes, a importância da elevação da qualidade de ensino, a transmissão, construção, socialização e produção do conhecimento, oportunizando o desenvolvimento do senso crítico e a formação da cidadania.

- PROPOSTA CURRICULAR: A PROPOSTA CURRICULAR ESTÁ EM ELABORAÇÃO TENDO POR OBJETIVO ORIENTAR OS PROFESSORES SOBRE COMO IDENTIFICAR E TRABALHAR OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM.

- PROJETOS: NO MOMENTO, A ESCOLA NÃO DESENVOLVE NENHUM PROJETO.

3. 2 A ROTINA OBSERVADA

1. Organização do pátio: A escola não tem pátio.

2. Entrada e saída: A entrada dos alunos na escola é às 7:30 hs. e a saída às 11:30 hs.

3. Intervalo, na sala de aula, na sala de professores: o intervalo ocorre às 9:30 hs e tem duração de 30 minutos. Nesse período, os alunos saem da sala de aula e ficam brincando nos arredores da escola. A escola não possui sala de professores.

4. Atividades desenvolvidas pelos alunos durante os dias de estágio: as atividades desenvolvidas pelos alunos da escola foram atividades rotineiras, com conteúdos das áreas de português, matemática, ciências, geografia e história, que são as disciplinas trabalhadas pela escola em todas as séries/turmas. Também foram feitas nesse período as avaliações finais da 1ª unidade.

5. Valorização das regras comportamentais: a escola valoriza as regras de comportamento fazendo com que a comunidade escolar respeite e cumpra as regras estabelecidas pela escola. É importante ressaltar que todos são orientados a respeitar as regras de comportamentais mesmo fora da escola.

6. Cumprimento do calendário: o calendário escolar é cumprido à risca obedecendo e cumprindo os 200 dias letivos exigidos.

7. Organização de turmas: as turmas são organizadas em 08 salas distribuídas da seguinte forma:

• Uma turma de Pré Uma turma de 2º e 3º ano com 18 alunos;

• Uma turma de 4º e 5º ano com 13 alunos e

• Uma turma de EJA com _________ alunos.

8. Horário semanal de aulas, intervalo-recreio: são cumpridas 20 horas semanais com intervalo de 30 minutos por dia dentro dessas horas.

9. Distribuição das aulas: As aulas são distribuídas de acordo com a necessidade de cada série/turma utilizando as disciplinas de português, matemática, ciências, geografia e história. A escola oferece três modalidades de ensino: Pré I e II da Educação Infantil, de 1º ao 5º ano do Ensino fundamental e EJA.

10. Organização da Hora Atividade do professor para estudo, planejamento e reflexão do processo de ensino e aprendizagem: a hora atividade dos professores é organizada pelos ACs que acontece quinzenalmente em encontros com duração de 4 horas cada um, devidamente acompanhado pela coordenadora.

11. Espaço adequado, falta de professores, de materiais, merenda, entre outros: o espaço escolar não é adequado, pois a escola ainda precisa de um pátio, uma biblioteca, refeitório, sala de professores, e principalmente um muro, já que não é possível manter o aluno seguro dentro da escola. Não faltam professores, pois os mesmos atendem as necessidades da escola. Os materiais são suficientes, implementando-se de acordo com as necessidades da escola. Nunca falta merenda, inclusive a escola também oferta aos alunos café da manhã.

12. Como ocorre a gestão administrativa e pedagógica da Instituição? Verifique como são aplicados ou aproveitados os recursos que a instituição recebe ou dispõe. A gestão administrativa desta instituição trabalha em conjunto com toda sua equipe levando em consideração a opinião de cada. À gestão pedagógica não se faz presente na escola todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com