TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração de cargos em empresa de equipamentos médicos dos EUA

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

  1. Objetivos
  2. Fase I
  3. Fase II
  4. Sumário Executivo

CASO EMPRESA DE MEDICAMENTOS  

  1. "empresa de equipamentos médicos x": Objetivos

  1. a) A estratégia adotada pela "empresa de equipamentos médicos x" (diferenciação), implica em uma maior separação entre a parte operacional e a parte administrativa. Sendo assim, podemos separar a parte de técnicos/engenheiros de contadores/administradores. Outro ponto importante de ser destacado é considerar a tabela de habilidades x pagamento com base no conhecimento, visando aumentar a eficiência da área de P&D da empresa. Para a parte administrativa o melhor seria avaliar segundo um plano de descrição de cargo e avaliar principalmente na parte dos pesos dos fatores.
  1. O fato da "empresa de equipamentos médicos x" se preocupar com a consistência interna dentro da empresa se deve principalmente à cultura organizacional dela. A empresa desde sua fundação é considerada um bom local de trabalho, se isso mudar pode ocorrer uma desmotivação por parte dos funcionários.
  1. Uma estrutura igualitária de pagamento vai trazer uma motivação a mais para os funcionários da "empresa de equipamentos médicos x" e vai aliar a visão estratégica de Evelyn Dupray com a realidade da empresa. Porém, não deve ser utilizado como base de critério para promoção pois ainda assim é colocado o rendimento da parte de P&D como argumento para promoção (número de patentes lançadas/ retorno sobre vendas
  1. Como vimos na etapa anterior, a atual estratégia de negócio da "empresa de equipamentos médicos x" é uma estratégia de inovação, dessa forma é importante remunerar o aprendizado contínuo, levando em conta habilidades como educação na Avaliação dos Cargos, principalmente nos cargos técnicos. A estratégia de "empresa de equipamentos médicos x" demanda muita criatividade na execução das tarefas, gerando um aprendizado contínuo e uma especialização mais apurada da equipe, portanto é preciso compensar essas características do cargo.
  1. Para saber se o sistema de remuneração da "empresa de equipamentos médicos x" é justo, a equipe de RH da empresa deve se esforçar para uma avaliação de cargos que confira a cada carga o número de pontos necessários de acordo com o peso de contribuição que cada cargo terá para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos. Além disso é necessário notar se há um equilíbrio interno e se o interesse dos funcionários está sincronizado com as possibilidades de remuneração da empresa e com os objetivos do gestor.
  1. A estrutura de salários será baseada na avaliação dos cargos da empresa, levando-se em conta a estratégia de inovação da mesma e a importância das atividades técnicas da "empresa de equipamentos médicos x". Dessa forma, vamos definir uma escala salarial interna da empresa, através de pontos e em função das dificuldades de cada cargo da organização.
  1. "empresa de equipamentos médicos x": Fase I

Como vimos na etapa anterior, a atual estratégia de negócio da "empresa de equipamentos médicos x" é uma estratégia de inovação, dessa forma é importante criar uma estrutura de cargo dupla, separando os cargos técnicos (que são os cargos mais relevantes pra uma empresa com estratégia de inovação) e cargos de caráter administrativo.

DUAS ESTRUTURAS

TÉCNICO

ADMINISTRATIVO

Engenheiros

Contadores

Técnicos

Administradores

2.2.1. Escolha dos fatores de compensação para os cargos:

  • ESCOLARIDADE
  • NATUREZA E COMPLEXIDADE DAS TAREFAS
  • RESPONSABILIDADE
  • EXPERIÊNCIA (apenas para os cargos técnicos)

2.2.2. Passo a passo: Método de pontos e fatores

CARGOS ADMINISTRATIVOS

ESCOLARIDADE (PESO 30)

GRAU

DESCRIÇÃO

PONTOS

1

Ensino Fundamental

60

2

Ensino Médio

120

3

Curso Profissionalizante

180

4

Faculdade Técnica

240

5

Bacharelado

300

COMPLEXIDADE E NATUREZA DAS TAREFAS (40)

GRAU

DESCRIÇÃO

PONTOS

1

Complexidade Baixa

80

2

Complexidade Regular

160

3

Complexidade Regular, com adicionais

240

4

Complexidade Alta

320

5

Complexidade Muito Alta

400

RESPONSABILIDADE POR RESULTADOS (30)

GRAU

DESCRIÇÃO

PONTOS

1

Responsabilidade moderada: Atividades que interferem nos resultados da equipe que participa.

60

2

Responsabilidade média: Atividades que interferem nos resultados da gerencia.

140

3

Responsabilidade alta: Atividades que interferem nos resultados da diretoria.

220

4

Responsabilidade muito alta: Atividades que interferem nos resultados globais da empresa.

300

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com