TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Adm - Burocracia

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

VINÍCIUS DA COSTA MENDES

O QUE É A BUROCRACIA

Trabalho apresentado pelo aluno Vinícius da Costa Mendes ao Curso de Bacharelado em Administração com requisito parcial da disciplina Teoria Geral da Administração II.

Professora: Aline Gomes de Oliveira

Brasília

2015

WEBER, Maximilian C. E; O que é a burocracia; Conselho Federal de Administração.

        Maximilian Carl Emil Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública e economia. Dentre suas principais obras estão: A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903); Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921); Estudos de Metodologia (1922).

O que é a Burocracia

        A burocracia moderna possui certos traços característicos em seu modo de operar segundo as considerações de Weber.

O primeiro traço a ser citado é que existem setores organizados de maneira normativa, ou seja, são organizados mediante as leis ou ordens administrativas. Dentro deste traço, ou princípio, se assim preferir dizer, são encontrados 3 elementos que juntos constituem a autoridade burocrática, no governo público, e a administração burocrática, essa no âmbito privado. Esses elementos são: os deveres oficiais; as autoridades que delegam tais deveres; e as pessoas que cumprem os mesmos.

A hierarquia de cargos e os variados níveis de autoridade compõe um sistema onde os funcionários superiores comandam os inferiores. Esse princípio da hierarquia de cargos está presente em qualquer estrutura burocrática e por isso esse é o segundo traço a ser mencionado por Weber.

O terceiro traço vem apresentar a definição de arquivos, que seriam mais precisamente onde os documentos existentes na administração moderna são guardados de maneira organizada para que possam ser acessados de maneira rápida e eficiente caso seja necessário. Também nos é dito que o conjunto de funcionários públicos que compõe esse arquivo integram uma repartição do governo público, e na área privada um escritório. Outro ponto relevante a ser destacado é que dentro da burocracia é importante que exista uma separação entre as propriedades da vida privada de um funcionário e os bens públicos ou dos pertencentes a empresa privada.

O próximo tópico ressalta que para administrar um cargo, seja ele qual for, é necessário que o profissional designado para a função esteja preparado de forma que o mesmo possa exercer tal função de maneira eficaz.

Se o cargo ao qual o funcionário foi designado está em pleno desenvolvimento, é necessário total comprometimento do mesmo nas atividades designadas a ele, não deixando de ressaltar que sua jornada no escritório está rigorosamente fixada, traços esses que só foram alcançados mediante uma prolongada evolução das tarefas burocráticas.

Por último Weber nos apresenta que a administração de um cargo é regida por normas gerais, normas essas que podem ser aprendidas e passar a ser saberes técnicos e particulares do funcionário que desempenha o cargo em questão, já que a administração moderna necessita que cada cargo se ajuste suas normas claramente distribuídas.

Os traços da burocracia moderna que foram apresentados anteriormente, consequentemente refletem na situação interna e externa dos funcionários.

Ocupar um cargo é exercer uma profissão, portanto para ocupá-lo o funcionário é condicionado a ter curso de preparação rigorosamente definido, que o torna capacitado através de comprobação por meio de provas, para desempenhar as funções do cargo em questão. Esse ingresso a determinado cargo não é mais considerado como apenas uma troca de serviços por um salário compatível, mas sim como uma responsabilidade particular de apreço a administração. Essa lealdade existente se dá devido as finalidades impessoais e funcionais que são pontos característicos da administração moderna, indiferente a qual segmento a mesma esteja inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (103.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com