TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ADM BANINDO O PRECONCEITO

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/CAMPUS FLORESTAL

BANINDO O PRECONCEITO

Lorena Teixeira

Mat:1558

Os artigos “Colocação seletiva de pessoas com deficiência intelectual nas organizações: um estudo qualitativo”, escrito por Luciana Mourão, Sérgio Sampaio e Marli Helena Duarte (2012), “Relações raciais e estudos organizacionais no Brasil’, escrito por Alexandre Reis Rosa (2014) e “Políticas de diversidade nas organizações: as relações de trabalho comentadas por trabalhadores homossexuais”, abordam temas sobre a gestão da diversidades dentro das organizações, como a discriminação e o preconceito dentro dos ambientes de trabalho, seja por determinada etnia, opção sexual ou mesmo por algum colaborador das empresas possuir algum tipo de deficiência, física ou mental. 

O primeiro artigo busca refletir criticamente sobre o número expressivo de pessoas com deficiência que enfrentam a pobreza e o desemprego. É importante entender que a deficiência intelectual baseia-se no fato de algumas pessoas apresentarem um retardamento em sua desenvoltura, apresentando dificuldades para aprender, interagir e realizar atividades do dia a dia. Em alguns casos, até habilidades adaptativas e assimilativas são prejudicadas.  No total de pessoas com deficiência empregadas no Brasil, uma minoria são deficientes intelectuais. Nesse sentido, são apresentadas formas como a colocação seletiva dessas pessoas no ambiente de trabalho, mesmo porque, temos que aprender a conviver com a diversidade e além disso as pessoas que possuem deficiência intelectual não são incapazes de trabalhar, só possuem algumas limitações. Assim, o artigo objetiva a contratação dessas pessoas e também explica a complexidade dos mesmos inserirem no mercado de trabalho.

O segundo é um ensaio teórico que discute o tema das relações raciais no Brasil e o racismo. Primeiramente é importante ressaltar que as raça da sociedade brasileira é constituída por diferentes povos, europeus, africanos, índios, escravos, entre outros, que gerou um dos povos mais miscigenados e consequentemente uma das culturas mais ricas do mundo.

  Daí, o segundo artigo enfatiza algumas dimensões esquecidas pelos estudos sobre heterogeneidade nas organizações, mostrando as possíveis contribuições que este debate pode acarretar aos estudos, já que, a diversidade de idéias continua sendo o melhor caminho para se compreender a diversidade do mundo e no país. Consequentemente, a diversidade de ideias promove as relações interpessoais e raciais, que visa acabar com o racismo, mostrando assim que fisicamente todos somos iguais independente da cor e que todos podem contribuir positivamente dentro do ambiente de trabalho, independente da história do país que é marcada por preconceito e desigualdade.

O terceiro relata o preconceito que os homossexuais sofrem no ambiente de trabalho. Isso se deve pela sociedade ter carácter conservador, acabando por não aceitar o diferente, no caso, o homossexualismo. No entanto, o artigo tem por objetivo fazer com que as pessoas possam refletir e aceitar a opção sexual do outro e além disso, estuda também uma forma de garantir que as pessoas não discriminem as outras dentro do ambiente de trabalho .

Comparando os três artigos, percebemos que eles tem um objetivo comum que se resume em acabar com os preconceitos ainda existentes em pleno século XXI dentro das organizações e também buscam facilitar a inclusão de pessoas marginalizadas no ambiente de trabalho. Contudo, se torna necessário enfatizar que a inclusão social dentro das organizações é um fato imprescindível para que possamos nos livrar do preconceito e assim promover as relações das pessoas de forma que elas se enxerguem como seres humanos capazes de viver e aceitar as diferenças dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com