TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas

Por:   •  22/5/2018  •  Artigo  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]CARLOS DELLEON REIS RODRIGUES[pic 2]

Curso de Administração

Turma 11 – Período 5º

Disciplina: Planejamento Estratégico

Prof.: Esp. Doriedson Serra

Resenha Crítica do Artigo:

[pic 3]

TEIXEIRA, Carlos Alberto; ALONSO, Nelson; ALONSO, Vera Lucia. A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas. Artigo Apresentado no XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia/ SEGeT – 22,23 e 24 de Outubro de 2014 – Páginas 1 à 5.

[pic 4]

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS

[pic 5]

Carlos Alberto Chagas Teixeira, Doutorado em andamento em Doutorado em Administração de Empresas/2014 pelo Instituto Universitário ESEADE. Formação: Extensão universitária em Programa de Formação do Futuro Professor. Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil. Nelson Alonso, Palestrante Sênior pela UNINOVE, agosto de 2006 – dezembro de 2011. Cinco anos e Cinco meses. Vera Lucia Chaves Alonso, Mestre em Administração, linha de pesquisa Organizações Competitivas pela FMU – São Paulo (2015). Especialização Em comunicação e Educação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1990). Graduação em Psicologia Licenciatura (1977) e Formação de Psicólogo pela Universidade Católica de Santos (1978), entre outros. São autores desse Artigo com a finalidade de apresenta-lo no XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia nos dias 22,23 e 24 de outubro do ano de 2014, com o tema: Gestão do Conhecimento para a Sociedade.

O artigo se inicia com uma Introdução onde se ressalta de forma bem clara, a importância que qualquer área ou setor dentro das organizações, para obter sucesso, necessitam ter planejamento e elaborar estratégias. Apontando o Planejamento Estratégico, como uma ferramenta de gestão, sendo um dos pontos essenciais para adequar problemas encontrados na organização. Justificando assim que Ele aponta as medidas positivas em que uma empresa deve tomar para enfrentar ameaças, e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente, a fim de tomar as melhores decisões.

Com base nisso, o artigo produzido pelos os autores tem como finalidade implantar o Planejamento Estratégico dentro das empresas de pequeno porte, visando atestar ou não sua eficácia salientando os aspectos essenciais.

Para entender da melhor forma como aplicar o assunto abordado dentro das pequenas empresas, os autores apresentam classificações e características das micro e pequenas empresas. Utilizando além de vários conceitos de diversas fontes e órgãos estatísticos, gráficos e tabelas para melhor entendimento do assunto.  

Os autores em suas considerações finais, afirma que em virtude das turbulências do mercado as organizações estão buscando respostas para atender as exigências atuais e o planejamento estratégico é a melhor forma de encontrar, o que pretender ser, e como fazer para tornar-se o que pretende.

Grande parte da economia gira em torno das pequenas empresas, justamente por serem em maior quantidade no mercado de trabalho. O processo de planejamento faz com que as pessoas envolvidas repensem o caminhar da organização, em termos de missão vocação e de suas expectativas em torno dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (498.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com