TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica da Obra a Menina do Vale

Por:   •  31/8/2015  •  Resenha  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Técnico de nível médio Integrado em Informática.

Turma: 4V

Professor (a): Luciana Guedes

Aluno (a): Josefa Odiléia da Silva

Resenha Crítica da obra:

A menina do vale.

Sumário

Apresentação.....................................................................................3

Desenvolvimento..............................................................................4

Conclusão...........................................................................................5

Apresentação

Na seguinte resenha crítica irei falar sobre A menina do vale, da célebre Bel Pesce.

        

O livro é constituído por 22 capítulos distribuídos de maneira criteriosa e surpreendentemente interessante, onde são abordados temas relativos a empreendedorismo. Bel Pesce é uma empreendedora brasileira apaixonada por negócios e tecnologia, e que se define como uma pessoa obcecada por conhecimento. Formada no massachusetts institute of Technology (miT), viu sua carreira empreendedora deslanchar ainda durante sua graduação, quando teve oportunidades valiosas ao trabalhar em grandes companhias como a Microsoft e a Google, e ainda em companhias menores e menos conhecidas devido ao pouco tempo de estabelecidas, como a Ooyala, onde também adquiriu grande conhecimento e desenvolveu habilidades. Neste período, conheceu dois empreendedores latino-americanos sensacionais e juntou-se a eles para começar sua própria startup, a Lemon, localizada no Vale do Silício, onde atualmente mora e trabalha. Seu lema é: tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração. Recentemente, lançou seu segundo livro, e encanta a todos seus leitores e seguidores com sua persistência, otimismo e exemplos a seguir.

Desenvolvimento

        No capítulo inicial, Bel relata toda sua brilhante trajetória empreendedora, nos incentivando por meio de seus próprios exemplos a superar os obstáculos e nunca desacreditar dos sonhos e metas. Ela demonstra e nos estimula a acreditar que a idade não deve limitar nossas atitudes. Pois não há idade certa para empreender, pois se sonhamos em empreender, a idade não importa; o que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar, de alguma maneira, a vidas das pessoas; esclarecendo que a pessoa precisava se mostrar disposta a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem, ressaltando que seve, contudo, estar pronto para aprender sempre e tentar quantas vezes forem necessárias, pois nem tudo sairá como você espera e estar sempre. Neste capítulo ela busca estimular, através de bons exemplos, a capacidade de empreender, independentemente da idade.

        É extremamente essencial que o empreendedor tenha exemplos inspiradores; alguém a quem admire a ponto de se espelhar a agir de maneira igual, pois através da observação às pessoas a quem se admira, obtêm-se apuração do senso crítico e auto avaliação. Bel, conscientiza o leitor sobre a relevante importância que a leitura exerce sobre os resultados, pois com o conhecimento adquirido por meio da mesma torna-se primordial ao alcance de sucesso, em conjunto com a ação (empreender). Neste capítulo ela sugere alguns livros e sites, que serviram para o sucesso de sua jornada empreendedora e destaca que a avaliação criteriosa e o feedback sincero e os questionamentos sobre o que se desconhece são instrumentos muito úteis no processo de criação, elaboração de ideias e busca por de soluções para os problemas encontrados.

        A autora nos presenteia com uma bela e valiosa lição, a da humildade, ilustrando de uma maneira prática e eficaz que se por um lado a humildade proporciona crescimento, a arrogância só proporciona atraso às pessoas e às organizações às quais pertencem. No décimo segundo capítulo é tratado do assunto que mais povoa a cabeça dos futuros empreendedores: Quantidade de capital a ser investido, e oferece um ponto de vista otimista, mesmo para aqueles que não dispõem de muito ao iniciar. A autora considera que a limitação de capital oferece ao empreendedor a vantagem de investimento apenas no que é estritamente necessário, evitando assim, despesas com coisas irrelevantes e desnecessárias, identificamos facilmente que há uma necessidade enorme de que se mantenha contato com pessoas que estejam aptas a aconselhar, pois o contato com pessoas que dão bons conselhos proporciona além de ótimas ideias e aprendizado de estratégias, investimento imensurável que é a aquisição de conhecimento. Os erros são, muitas vezes, inevitáveis durante o processo de empreendedorismo. Porém, os mesmos precisam deixar ensinamentos para que não voltem a ser cometidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com