TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Piratas do Vale do Silício

Por:   •  12/5/2022  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica - Piratas do Vale do Silício

Em 1999, o filme norte americano com direção de Martyn Burke e título em português “Piratas da Informática”, retrata o princípio e confrontos na década de 1970 até o final dos anos 90, de duas grandes empresas tecnológicas a Apple e Microsoft, levando a microinformática e o acesso a informações até nossas casas através de um computador pessoal. O filme é narrado no ponto de vista do amigo de Steve Jobs, Steve Wozniak e o colega de Bill Gates, Steve Ballmer.

Baseada em fatos o conflito entre dois personagens; Steve Jobs proprietário da marca Apple era um cara visionário e alterado ao mesmo tempo, muitas vezes suas atitudes o colocava em situações complicadas que nem mesmo seus amigos e colegas conseguiam compreender, um tanto rude com os demais...Em oposição Bill Gates dono da marca Microsoft, este um pouco atrapalhado, programador que adorava jogar poker com os amigos.

O filme evidência um cenário de disputas entre várias empresas, na interação entre hardware e software em uma época em que existia só computadores enormes. No entanto, Jobs visionário queria ter um computador para si, e que mais tarde outras pessoas pudessem ter acesso a informações, pois como ele dizia “informação é poder” ... Na garagem de sua casa Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak fundaram a Apple Computer, lá fizeram seu primeiro computador pessoal. Steve Jobs tendo o conhecimento de como funciona o computador da Xerox, sendo feitos alguns ajustes e acrescentando alguns itens surge o Apple II e com o passar do tempo a Apple começou a prosperar, mas junto com o sucesso também vem os problemas... Com o crescimento da revolução de computadores, houve uma competição entre a IBM e a Apple em desenvolver computadores pessoais para superar o analógico.

Neste período Bill Gates, já tentava de várias formas se comunicar com Steve Jobs, mas nunca obteve sucesso, pois ele sempre o ignorava. Então, uma inveja considerável despertou em Bill e algumas ideias também, pois ele disse a seus amigos: “Faça com que precisem de você, sobreviva fazendo que precisem do que você tem”. Ele com sua destreza e como um bom negociador comprou um sistema operacional quase pronto, fez alguns ajustes e ampliou o sistema e eis que surgia o sistema operacional chamado MS-DOS. Contudo Bill oferece a IBM esse sistema, mas com uma condição de ter os direitos licenciados, na época os lucros eram através das vendas dos computadores a parte física e não do software, então a IBM aceitou. Neste cenário a IBM competia a altura com a Apple. A virada da trama se dá quando Bill Gates sabendo de um novo aparelho da Apple chamado Macintosh com uma nova interface visual e mouse integrado, acabou convencendo e fechando uma parceria com Jobs, desse modo Bill está infiltrado na Apple e acaba por copiar partes dos sistemas do Macintosh alterando e acrescentando, o que levou a desenvolver no final o sistema operacional Microsoft Windows, este sistema funcionaria em qualquer computador. Em paralelo a má relação com funcionários da Apple, Jobs é demitido pelo presidente em 1985 de sua própria empresa, retornando anos depois...

Acredito que o filme mostra a rápida interação do usuário com os computadores e suas tecnologias, tendo o acesso as informações em um cenário interessante entre as marcas e produtos. Por fim, a competição desleal do mercado, o filme mostra muito bem como as ideias dessa época eram inspirações para as novas empresas, ao ponto de existir cópias repaginadas umas das outras, desmontando certa ideia de “genialidade” ou “inventores natos” e sim sendo copiadores.

Victória Martins Fortes

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pirates_of_Silicon_Valley 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com