TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Documentário As Meninas

Dissertações: Resenha Crítica Documentário As Meninas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  6.834 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO “MENINAS”

Santo André

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

Nome – RA

Nome – RA

Nome – RA

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO “MENINAS”

Trabalho de resenha crítica do documentário

“Meninas”, apresentado à disciplina de ____________, do Centro Universitário

Anhanguera de Santo André, sob orientação

da Profª _______.

Santo André

2014

Meninas - Gravidez na adolescência, da autora Sandra Werneck. 2006.

Quando surge o assunto “gravidez na adolescência”, em se tratando de senso comum, logo pensamos: “Engravidou porque quis, há tanta informação na mídia sobre camisinha, anticoncepcional, entre outros métodos de prevenção da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis”, porém vai muito mais além de informação.

No documentário, podemos observar a falta de estrutura na vida dessas meninas, tanto familiar quanto emocional, a inocência está nos olhos de todas essas adolescentes que tiveram seus sonhos e suas vidas interrompidas por uma gravidez não planejada, mas ao mesmo tempo, desejada! A chegada de um filho muda todo um planejamento de vida, o corpo de crianças que acabaram de se tornarem “mulheres”, e fragilizadas por esta relação tão líquida acabam engravidando, e ao mesmo tempo, sonhando com uma vida, um futuro melhor, mas como realizar o sonho de um futuro melhor com um filho e os estudos interrompidos?

A autora mergulha em um mundo profundo dessas meninas, acompanhando durante um ano a vida delas, a história de vida de cada uma e história de cada filho. Trajetórias de vida e de trabalho de jovens pobres no Rio de Janeiro, nos circuitos de vulnerabilidade social. As aproximações do olhar cinematográfico expressa um “tempo comum”, presente no referido documentário, que se materializa em gravidez precoce, violência, desemprego, baixa escolaridade, pouca qualificação e inserção no tráfico de drogas, por exemplo.

Evelin tem 13 anos, cabelos longos encaracolados é muito vaidosa e vive na Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro, com sua mãe, Rose, e seu irmão Everton. Seu pai, Gentil, vive com outra mulher e trabalha como motoboy. Rose é manicure, babá e vende produtos de beleza. Evelin deixou a escola na quinta série, gosta de andar na moda e ir ao baile funk. Edilene tem 14 anos e mora em Engenheiro Pedreira, na casa de Lúcia, mãe de Alex. O rapaz tem 21 anos, trabalha como ajudante de marceneiro e engravidou ao mesmo tempo Joice, sua ex-namorada. Assim que seu filho nascer, Edilene vai morar com sua mãe, Maria José, que também está grávida. Edilene já com 14 anos sofre com um triangulo amoroso e não aceita a gravidez da ex-namorada de Alex, é muito quieta, mas ao mesmo tempo sonhadora. Joice vive com a mãe, o pai e um irmão mais novo em Engenheiro Pedreira, Baixada Fluminense. A gravidez aos 15 anos significou para ela o fim de seu sonho de entrar para a Marinha, pois para alistar-se na Marinha tem que ser solteira e sem filhos, Joice é apaixonada por Alex e engravidou para tentar "prender" o ex-namorado, o que não deu certo, pois este se diz apaixonado por Edilene. Luana tem 15 anos, mora no Morro dos Macacos, zona norte do Rio de Janeiro, e é a filha mais velha de uma família de 6 mulheres: sua mãe, viúva, sustenta sozinha as cinco filhas e vê na gravidez de Luana a possibilidade de finalmente ter um “homem” dentro de casa, Luana diz que a sua gravidez foi panejada, pois seu sonho era ter um filho.

No dia em que completa 13 anos, Evelin descobre que está grávida de seu namorado, um rapaz de 22 anos que acaba de se desligar do tráfico de drogas para o qual trabalhava na Rocinha, Rio de Janeiro, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre. A possibilidade de um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com