TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do documentário: Vale dos Esquecidos

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.468 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do documentário Vale dos Esquecidos.

Em Vale dos Esquecidos, documentário dirigido por Maria Raduan, é abordado um conflito complexo, que aparenta ser insolúvel, entre índios, posseiros, fazendeiros e sem-terra, pela posse das terras de uma região do estado de Mato Grosso, crise sobre a qual o Estado vem demorando décadas para tomar uma decisão definitiva. No documentário, a diretora mostra o ponto de vista de cada uma das partes interessada nas terras, ajudando a compreender o drama vivido na região por tão longo período.

O embate se passa nas terras do que já foi considerado, na década de 70, como maior latifúndio do Brasil, a Fazenda Suiá-Missú. Essa região tem um território de 1,5 milhões de hectares e foi criada a partir de um financiamento de 30 milhões de reais dado pela SUDAM a um grupo empresarial. Essa transação só ocorreu porque a SPI (Serviço de Proteção aos Índios), atual FUNAI, apresentou um documento declarando a não existência de índios na região, o que, claramente, não era verdade. Os índios da tribo Xavante que viviam na área foram, posteriormente, expulsos e transferidos em 1966 para a missão de São Marcos, e tal transferência tinha o consentimento do Estado, já que contou com a ajuda da FAB (Força Aérea Brasileira).

Na missão, os índios não conseguiram se adaptar e, em poucas semanas, uma epidemia de sarampo dizimou muitos da etnia. A partir de então os índios passaram a querer voltar a região, porém a tribo só conseguiu voltar a uma pequena parcela da área em 2004, em terras que foram homologadas como indígenas anos antes, e se depararam com uma região cruelmente devastada.

Os moradores que na região se estabeleceram durante o período que os índios na estavam, se recusavam a sair, alegando que a região era habitada por centenas de famílias e diziam que faziam a região cumprir sua função social. Já os índios, porém, queriam mais terras, alegando que eram suas, pois pertenciam a seus antepassados.

Com tal situação a crise se estende até os dias de hoje. Infelizmente, a maior vitima desta situação é a natureza, que tanto já sofreu e continua sofrendo com as constantes queimadas ocasionadas pelos envolvidos no conflito.

Está é uma situação que ocorre em muitos lugares do país, nas regiões que os índios querem retomar, pois alegam ser o lar de seus antepassados, porém os atuais moradores se recusam a deixar a região. Com isso, se espera uma resposta definitiva por parte do Estado, todavia esta nunca vem, e os índios, que tanto já sofreram no passado, continuam sem o local que sentem como lar e se sentem com sua identidade cultural desrespeitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com