TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: A Arte da Guerra

Por:   •  2/6/2018  •  Resenha  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 12

A ARTE DA GUERRA

O livro a Arte da Guerra tem o nome de um antigo tratado militar chinês, sendo ele dividido em treze capítulos, em cada um é tratado um assunto diferente, sendo eles: a avaliação, o comando da guerra, a arte de vencer sem desembainhar a espada, a arte de manobrar as tropas, do confronto direto e indireto, do cheio e do vazio, a arte do confronto, a arte das mudanças, a importância da geografia, a topografia, os nove tipos de terrenos, a pirotecnia, a arte de semear a discórdia.

2.1 Capítulo 1: Da avaliação

“Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina”

Comentário: Para que as estratégias da empresa venham a dar certo, não se deve perder de vista cinco fatores, sendo estes:

A doutrina: podemos explicá-la como sendo o padrão, as normas a serem seguidas para que a missão e visão da organização sejam alcançados com êxito.

O tempo: devemos sempre visar um prazo para o fim de qualquer ação dentro da empresa, se dentro desse prazo o objetivo for cumprido será suceeso, mas se não for não devemos continuar insistindo e gastando as forças que a empresa possui por tanto tempo.

O espaço: devemos nos perguntar onde é que a empresa está se infiltrando? Quais são os concorrentes? E qual a demanda? A análise do espaço é um fator muito importante para o desenvolvimento da empresa, saber o local onde você está adentrado traz segurança para planejar o futuro da empresa.

O comando: o comando deve ser regido por um conhecedor da empresa e dos seus processos, tendo experiência técnica e pessoal na área. Os diretores devem sempre ser pessoas que realmente conhecem a empresa, tanto no âmbito físico, como no âmbito estratégico, colocar uma liderança a qual não é conhecedora desses fatores é garantia de problemas.

A disciplina: a organização deve permanecer focada no que propôs, cumprindo com rigorosidade o plano feito e de forma eficiente efetuar cada passo.

"Distribui recompensas com liberalidade, mas com critério. Não poupes castigos quando necessários. Conquistados por tuas virtudes e tuas capacidades os oficiais colocados sob tuas ordens te servirão tanto por prazer quanto por dever."

Comentário: Ao analisar essa frase podemos notar a importância que o líder possui em ser equilibrado. Deve-se recompensar os colaboradores pelo bom trabalho o que irá motivá-los a fazer melhor, porém na hora de corrigir deve-se ter pulso firme. O gestor precisa saber a hora em que deve fazer cada um dos dois, discernindo o que é digno de recompensa e o que é digno de correção.

2.2 Capítulo 2: Do comando da guerra

"Digo mais: não adies o momento do combate, nem espere que tuas armas se enferrujem e o fio de tuas espadas embote"

Comentário: Devemos saber a hora certa de "atacar" o concorrente, sem precipitação para que não falte recursos e sem adiar muito para que o concorrente não cresça mais e os planos feitos se tornem ultrapassados.

"Nada exaure mais um reino do que as despesas de guerra pois, quer o exército esteja nas fronteiras, quer em países longíquos, o povo sempre é penalizado"

Comentário: O executivo deve sempre lembrar que o ato de atacar a concorrência irá custar muito, independentemente se a empresa é local ou mundial, o preço da "guerra" é sempre significante e sempre irá penalizar algum setor na empresa.

2.3 Capítulo 3: Da arte de vencer sem desembainhar a espada

"Conservar os domínios e todos os direitos do príncipe que serves deve ser o primeiro de teus cuidados"

Comentário: Manter a qualidade e crescimento da empresa deve ser a principal das preocupações de um gestor, de nada adianta gastar milhões atacando o concorrente, quando dentro da própria empresa não há crescimento e muitas vezes até mesmo decadência.

"Sobressai-se em resolver as dificuldades quem as resolve antes que apareçam"

Comentário: Nessa frase notamos um ponto crucial e que deve ser base para a tomada de decisão e para a resolução de problemas. A previsão do que poderá acontecer a cada decisão tomada e a cada estratégia desenvolvida deve-se ocorrer para o sucesso da organização. Prever problemas futuros te dá a chance de solucioná-los antes que realmente tornem-se problemas. È mais fácil identificar um problema no nível de planejamento e modificar pontos para que ele não ocorra, do que notar esse problema no operacional e iniciar novamente para que ele seja resolvido.

2.4 Capítulo 4: Da arte de manobrar as tropas

"Aguardavam que o inimigo ficasse vulnerável e jamais se engajavam em guerras que previam ter desfecho desfavorável"

Comentário: Enquanto a empresa não tiver a capacidade e um plano que possa trazer vitória não deve-se tentar uma ofensiva aos seus concorrentes. Devemos aguardar que eles tenham um momento vulnerável e criar planos para vencê-los na hora certa.

"Deves procurar conhecer a arte de vencer dos que trilharam esse caminho com honra"

Comentário: Devemos sempre buscar inspiração em pessoas que tiveram sucesso, analisando toda a forma com o alcançaram. Além disso devemos nos preocupar em registrar o nosso caminho de sucesso para que outras pessoas se inspirem e continuem a desenvolver dentro da empresa planos de sucesso, daí surge a necessidade de registrar todos os passos do seus projetos, utilizando ferram entas como o 5W2H, entre outras.

2.5 Capítulo 5: Do confronto direto e indireto

"Na arte militar, cada operação particular tem partes que exigem luz do dia, e outras que pedem as travas do segredo"

Comentário: Quando se está planejando uma estratégia, ou quando dispomos de informações significantes acerca da empresa devemos sempre analisar o que deve ser revelado e o que deve ser mantido em segredo, pois quando é revelada muita informação pode ocorrer de alguém roubar suas ideias, entre outros, podemos ver essa situação no filme "The founder" onde é contada a história do Mc'Donalds, os fundadores desta grande empresa apresentaram no primeiro dia seus planejamentos e estratégias, além do operacional, a um sócio que futuramente roubou a marca deles e os deixou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com