TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica "A Arte da Guerra" - Sun Tzu

Por:   •  30/6/2022  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Sun Tzu foi um general e estrategista chinês que cultivou muitas vitórias no comando de seu exército, condecorado por derrotar exércitos inimigos e capturar seus comandantes. Altamente renomado na arte militar, escreveu “A Arte da Guerra”, que ensina estratégias e táticas de combate.

O autor refere-se ao leitor como o próprio general, e em cada capítulo mostra diferentes estratégias e situações de combate. O livro aponta cinco fatores essenciais na guerra, a influência moral para a harmonia entre o povo e seus líderes, o clima, o terreno de fácil ou difícil acesso, o comando com um bom general e por último, a disciplina. Assim, o general que sublimar esses cinco fatores é classificado como vitorioso, e em seguida, Sun Tzu leva o leitor a questionamentos sobre a estratégia e como empregá-la.

A estratégia para o autor é o meio mais importante para conseguir um resultado positivo em uma guerra. A frase: “Conhece-te a ti e ao teu inimigo, e em cem batalhas que sejam, nunca correrás perigo” mostra o papel da informação como essencial para criar uma estratégia que antecede a própria batalha. O auge dessa frase é atingido quando se ganha a guerra sem batalhar sequer.

O objetivo final de uma guerra é tomar o estado inimigo inerente e não arruinado, sobressaindo estratégias inimigas e arruinando suas alianças antes de atacar. Com isso, o general deve saber criar situações para planejar a realização de seus planos, com controle e equilíbrio do exército, avaliando a hora de atacar e a hora de recuar.

Um general vitorioso sabe as escolhas a fazer – recuar, atacar, usar as forças certas - ele tem unidade na tropa, é prudente e não sofre influência de um soberano. Além disso, deve conhecer o seu terreno e o do rival para montar a melhor estratégia de ataque e deve dar preferência em usar terrenos altos, já que terrenos baixos e fechados são alvos fáceis para armadilhas.

A obra se mantém muito atual mesmo após mais de dois séculos de existência gerando, ainda, inspiração para generais atuais em suas estratégias. As estratégias de Sun Tzu também são adaptadas para utilização no campo dos negócios, vistas as mudanças dos tempos modernos de guerras por informação e não mais físicas.

Assim, o livro oferece conselhos estratégicos de guerra, mas estes são perfeitamente mutáveis e aplicáveis aos negócios, principalmente ao ramo estudado na produção, ou seja, no ramo industrial. Nesse sentido, mesmo com ótimos conselhos, o livro pode dificultar o entendimento com metáforas complexas, desse modo os comentaristas exemplificaram o significado destas, auxiliando o discernimento. Por fim, as estratégias firmadas pelo maior general de todos os tempos, ampliam a possibilidade de sucesso pessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com