TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Reporteres De Guerra

Dissertações: Resenha Filme Reporteres De Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  1.769 Visualizações

Página 1 de 5

Clube Bang Bang: o peso de um Politizer

Por: Armando Cândido – RA: B9330B-9

O filme Repórteres de guerra, título original The Bang Bang Club, é baseado na história real de quatro fotojornalistas: Greg Marinovich (Politizer 1991), Kevin Carter (Politizer 1994), Ken Oosterbroek (World Press 1992) e João Silva. A história se passa na África do Sul logo após o fim do regime de Apartheid, às vésperas das primeiras eleições livres do país. Pode se dizer que Greg e especialmente Carter pagaram preços altos por alcançar o reconhecimento de seus trabalhos por meio do Prêmio Politizer de reportagem fotográfica. Sendo, este, o tema central do filme.

A história começa com um conflito entre Incatas (Zulus) e os CNA partidários de Nelson Mandela, em Soweto, onde as personagens se conhecem. Greg chega ao local no mesmo momento, chegam também Ken, João e Carter, sem que saibam está se iniciando o “Clube Bang Bang”. Após o fim do conflito, o trio que trabalha para o periódico The Star se retira para redação, mas Greg não está satisfeito e tenta descobrir o motivo do ataque. Ao ver a direção em que os Incatas estavam indo, resolve segui-los para tentar descobrir mais e conseguir outras fotos.

Greg se infiltra no acampamento Zulu em Nancefield, onde é perseguido. Com medo de ser assassinado, ele corre e acaba entrando em um casebre onde encontra alguns homens que parecem exercer liderança sobre o grupo. Esses parecem mais racionais e, depois de acalmar, começam a conversar com ele, questionando suas intenções no local. Greg responde que só quer tirar algumas fotografias. Os homens mandam ele sentar e questionam o que ele fará com as imagens. De forma inteligente, Greg responde que vai mostrar o lado Incata da história. Logo em seguida os guerreiros começam a comemorar e dançar na frente do fotógrafo que começa a clicar, mas a paz não dura muito, gritos e correria do lado de fora da casa chamam a atenção de todos, inclusive Greg, que correm para ver o que está acontecendo. Um suposto CNA estava no acampamento e foi perseguido pelos Zulus, nesse momento Greg consegue as fotos que realmente precisava quando os guerreiros pegam o invasor, começam a surrá-lo e por fim o matam a golpes de facão.

Com as fotos em mão Greg vai a redação do The Star pedir emprego, lá conhece Robin Comley, editora de fotografia do jornal, perdir um emprego, mas Comley lhe diz que só Ken e Carter são contratados do jornal. Mas ela e o Editor chefe gostam das fotos de Greg, resolvem usar algumas e lhe oferecem um acordo semelhante ao de João Silva que recebe diárias quando é chamado para trabalhar pelo jornal.

A partir desse ponto podemos ver os diversos lados da vida de um repórter de guerra, o filme retrata com força e emoção tanto momentos bons quanto momentos ruins. Barzinho com amigos, amores, brigas, novos amores, disputas pela melhor fotografia do dia, conflitos internos e também todo o terror da guerra.

Porém oque mais chama a atenção são os efeitos psicológicos que esta profissão pode causar e causa, principalmente em Greg e Carter, personagens principais, uma breve e superficial analise dessas personagens, evidencia até mesmo para os mais cegos o quanto viver em meio a uma guerra desse porte, sem poder fazer nada, pode atormentar a mente e a alma de uma pessoa. Ainda mais no caso deles, que se posicionam o tempo todo no centro do confronto para conseguir o clique perfeito e são capazes de arriscar a própria vida para isso. Mas apesar de toda a adrenalina, é impossível não ver o horror ao redor, os tiros, explosões, pessoas mortas às centenas, choro, lágrimas e muito desespero de outras pessoas que também arriscam a própria vida, não por uma fotografia, por liberdade, não apenas para si mas para toda uma nação e de centenas de inocentes também perderam a vida nessa guerra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com