TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica sobre o livro Transformando suor em ouro

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  2.155 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica sobre o livro Tranformando suor em ouro

No livro, o autor fala de suas experiências como jogador e treinador da seleção brasileira de Voleibol, e deixa claro que para ele, tanto no esporte como na vida valem os mesmos princípios: "a nescessidade de identificar talentos, de manter pessoas motivadas, de se comprometer com o desenvolvimento de cada um do grupo e, principamente, de criar um espírito de equipe que torne o desempenho do time muito superior à mera soma de talentos individuais" (pag.17).

O primeiro capítulo da obra de Bernardo Rocha de Resende, mais conhecido como Bernardinho, o maior campeão da história do Vôlei brasileiro, descreve as emoções e as angústias do jogo final das Olimpíadas de Atenas em 2004. Nos capítulos que se seguem, Bernardinho apresenta sua história cronologicamente.

Fala e como descobriu o voleibol, que convidado por um amigo foi fazer um teste no mirim do Botafogo. Onde conheceu seu primeiro mestre, o treinador Benedito da Silva, o Bené. Com Bené, Bernardo aprendeu o primeiro fundamento que o tornaria um grande técnico: "Deve-se exigir mais de quem tem mais a dar. É fundamental conhecer as pessoas para motiva-las" (pag.30).

Ao longo do livro, ele compartilha seus aprendizados, mostrando como se tornou um dos maiores líderes do esporte Mundial, capaz de treansforfar pessoas em prol de um objetvo comum.

Ele conta que em 1993, quando estreou a frente da seleção feminina, esse desafio era encarado como uma grande oportunidade, e que os maiores obstáculos eram os jogos contra as cubanas e que isso o levou a uma importante reflexão: Onde está o verdadeiro sucesso? No resultado de ma partida, de um torneio, ou no fato daquele atleta, daquela equipe, mesmo perdendo, ter feito o melhor ao eu alcance? "Pra mim, o sucesso é consistência em performance de excelência, é produzir resultados ao longo do tempo. É evidente que as derrotas me entristecem, nisso sou igual a todos. A diferença é que perder só me deixa inconformado quando tenho a convicção de não ter feito o nosso melhor", diz.

No no 2000, um novo desafio. O técnico fo transferido para a seleção masculina, e seu pensamento ao assumir a seleção futuramente vitoriosa foi o seguinte: "Fama não ganha jogo e o sucesso passado não garante coisa alguma no futuro, a não ser a responsabilidade de tentar ser melhor do que já se é".

De maneira geral, a obra acima escrita trata de espectos importantes para a vida de todos aqueles que desejam atingir seus objetivos com a certeza de ter feito todo o esforço para atingi-los.

O autor do livro, Bernardo Rocha de Rezende, tem 58 anos, carioca, é economista formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Além disso Bernardinho mantém paralelamente uma intensa atividade como palestrante e empresário.

Livro: Transformando suor em ouro - 2ª Edição - Editora Sextante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com