TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Livro Transformando Suor em Ouro

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do livro

Na obra “Transformando suor em outro”, Bernardinho retrata de forma minuciosa toda sua trajetória como jogador e técnico da seleção brasileira. Nos primeiros capítulos, é possível sentir toda sua apreensão e angústia de treinar algumas horas antes da final dos jogos Olímpicos 2004, em Atenas. Nos próximos capítulos, o autor narra toda sua história de forma cronológica, iniciando sua jornada como jogador infanto-juvenil e chegando a ser um técnico e treinador de sucesso.

O livro possui uma escrita fluída, dinâmica e bem humorada. Mostra que Bernadinho não foi apenas um técnico e treinador, o mesmo revolucionou o esporte com seus métodos e espirito de liderança. O autor narra seus erros e acertos, demonstrando de forma sincera que comete erros, mas que busca sempre a perfeição.

No final de cada capitulo, Bernardinho faz comparações de liderança dentro das quadras de vôlei e tambem para carreira profissional, nas quais está sempre presente o trabalho em equipe.

Principais lições aprendidas

Em sua carreira, Bernardinho lidou com diversos atletas, sendo sua maioria muito talentosos. Porém, para ele, o trabalho deve vir sempre antes do talento, porque é mais fácil lapidar um indivíduo determinado e que tem uma habilidade mediana, do que outro que já possui um alto nível de habilidade e que não está disposto a se esforçar. Sem trabalho e esforço não dá para chegar muito longe, porque se atinge determinado nível e patamar sem a possibilidade de ir além. Outra lição que o livro traz, é que você pode ter o planejamento mais bem estruturado, com todos os detalhes e ações definidos, mas se não tiver disciplina para colocar tudo isso em prática, dificilmente chegará a algum lugar.

Aplicabilidade em nossa carreira e nas empresas

É inegável que um colaborador motivado trabalha com satisfação e comprometimento, são mais criativos e autossuficientes, pois são mais determinados ao realizar as tarefas e enfrentar os problemas do dia-a-dia.

Dessa forma, uma das diversas aplicabilidades que o livro apresenta é: para motivar pessoas é preciso conhece-las.

Bernardinho frisa que cada pessoa é única e tem seus pontos forte e fracos, seus desejos e angústias. O que motiva um, pode não fazer sentido algum para outro. Então, quando um líder conhece muito bem cada membro da sua equipe, ele consegue traçar estratégias para acionar os botões de cada um.

Capitulo que você mais gostou e porquê?

No capítulo “A Roda da Excelência”, Bernardinho conta um episódio que participou de um programa de televisão, no qual junto com ele também participava um fisiculturista que ao ser questionado sobre como conseguia manter o físico, respondeu:

“– Eu me inspiro numa frase do Bernardinho - disse ele exibindo o muque. É quando ele diz que a vontade de se preparar tem de ser maior que a vontade de vencer. Fiquei lisonjeado, embora a frase não fosse minha e sim do técnico de basquete americano Bob Knight. Sua obsessão pelo treinamento extremo sempre me inspirou. E me levou a pensar: por que temos a pretensão de imaginar que temos mais vontade de vencer que nossos adversários ou concorrentes? Eles querem tanto quanto nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com