TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o livro do Bernardinho – "Transformando suor em ouro’’

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  1.243 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Trabalho sobre o livro do Bernardinho – ‘ ’Transformando suor em ouro’’

Nova Iguaçu – RJ

2015

DOUGLAS BRAGA SANTANA

MATRÍCULA: 171410535

EWERTON DE LUNA FERREIRA DIAS

MATRÍCULA: 171410538

JACOB LIMA CARDOSO DO NASCIMENTO

MATRÍCULA: 171410380

Trabalho sobre o livro do Bernardinho – ‘ ’Transformando suor em ouro’’

Trabalho com questões para serem desenvolvidas sobre o livro ‘’Transformando suor em ouro’’ do Bernardinho , como exigência para obtenção de nota parcial na avaliação da AP2 de Administração Contemporânea.

Orientador: Luiz Eduardo

Nova Iguaçu – RJ

2015

(Questão 1) – Faça uma análise crítica do livro.

Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é um grande técnico de voleibol e foi um grande jogador. Um homem de caráter, que tem como uma de suas características, o fato de motivar as pessoas, incentivar, tirar forças da onde não tem mais.

Publicou seu livro em 2006, o ‘’Transformando suor em ouro’’, em que conta toda sua história, desde a infância , quando ainda não sabia o que fazer da vida , e quando conheceu o voleibol. E assim descreve toda sua carreira vitoriosa, os clubes por onde passou, seus tempos de seleção como jogador e técnico, as pessoas que conheceu e conviveu e explica detalhadamente sua paixão pelo esporte em que trabalha até os dias de hoje.

Neste livro, vemos muitas coisas em comum com nossa matéria ‘’Administração Contemporânea’’, Bernardinho não era apenas um jogador ou apenas um técnico, antes de tudo ele era um observador. Maior parte de sua carreira como jogador passou no banco de reservas, e ali foi filtrando conhecimento, estudando sobre os jogadores, sobre os técnicos  e o universo do vôlei. Ele era um líder, mesmo no banco, capaz de motivar seus companheiros e incentivá-los. Cobrava-se muito e também cobrava seus colegas, tinha desde cedo esse espírito de líder, capaz de formar e organizar equipes e prezava muito pela união da equipe. E uma das coisas mais incríveis é que ele consegue transmitir os seus ensinamentos para diversas áreas, tanto no esporte quanto no mundo corporativo.

A questão da perseverança, de nunca desistir de uma pessoa, de sua capacidade, de conseguir extrair seu máximo, junto com muito trabalho e talento tornou Bernardinho o maior treinador do voleibol brasileiro e um dos maiores do mundo. E com certeza vamos levar os ensinamentos de Bernardinho para o mercado de trabalho, para quem sabe obtermos um sucesso maior em nossa vida profissional.

(Questão 2) – Com base na teoria apresentada , que tipos de equipes ele costuma formar? Justifique a resposta indicando trechos do livro que comprovem.

Bernardinho costuma formar equipes multifuncionais. Como o nome já denomina, as equipes multifuncionais são formadas por colaboradores de diversas áreas e que chegam para agregar valor com suas diversas experiências e habilidades. São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções), ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro.

Página 21

‘’Perguntei a Chico dos Santos, o assistente que dividiu comigo o planejamento tático da seleção: ”O que será que os italianos prepararam para este jogo?” Resposta: ”Nada, Bernardo. Eles não tiveram tempo para inventar coisa alguma. Vamos pensar somente na nossa equipe.” E que equipe! Unida, motivada, comprometida com uma causa: não obrigatoriamente conquistar o título olímpico, mas fazer todo o possível para merecê-lo.’’

Neste trecho vemos que a equipe de Bernardinho está comprometida em um único objetivo , juntos e unidos. Da mesma forma que são as equipes multifuncionais.

Página 45

‘’A DISPOSIÇÃO DE UMA EQUIPE E O ENTENDIMENTO E A COLABORAÇÃO ENTRE OS JOGADORES NA QUADRA PODEM SER MAIS DECISIVOS QUE O BRILHO INDIVIDUAL’’.

Mais um trecho que Bernardinho destaca o valor de uma equipe , um entendimento entre a equipe é mais decisivo e importante que os objetivos comuns de cada um.O sentido de equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo.

(Questão 3) - Qual tipo de liderança o Bernardinho exerce? Justifique a resposta com fundamento teórico e mencionando partes do livro que mostram sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com