TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Desafios Contemporaneos

Por:   •  22/4/2023  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Os avanços tecnológicos impactaram e impactam a sociedade e a vida das pessoas de muitas formas. Proporcionaram aumento de expectativa de vida, tratamento para doenças que antes não tinham cura, agilidade em compartilhar, transmitir e obter informações e conhecimentos, conectar pessoas, organizações e afins em tempo real em qualquer parte do mundo, entre outros. Ademais, outros pontos relevantes que podem ser destacados são os impactos decorrentes da inovação tecnológica no mercado e da indústria 4.0 e a precarização do trabalho humano. Dentre tantas as mudanças que os avanços da tecnologia ocasionaram observa-se, também, que os países que apresentam os maiores índices em ciência e tecnologia também são aqueles que apresentam melhores índices de emprego, saúde, educação e transporte. Ainda mais, as indústrias e empresas que mais se desenvolvem hoje em dia são aquelas que utilizam mais tecnologia.

Contudo, o fator que tornou tudo isso realidade inicialmente foi a Revolução Industrial. Este marco foi um grande divisor de águas na história, sendo responsável por modificar o processo produtivo e as relações de trabalho, com o trabalho passando de artesanal para realizado com auxílio de máquinas, culminando assim, no nascimento da indústria.

Com o decorrer dos anos, a busca por inovações e aumento da eficiência produtiva, a indústria foi se desenvolvendo e se tecnificando cada vez mais e sempre alçando mão de tecnologias para atingir seus objetivos.

Visando atender às atuais demandas do mercado consumidor de uma sociedade consumista e imediatista, máquinas, sistemas e ativos são interconectados, criando, assim, sistemas cibernéticos, Internet das Coisas (IoT), redes e inteligência artificial.

Em síntese, estes dados nos levam a crer que as inovações possuem uma relação benéfica direta para com as pessoas e sociedade. Se, por um lado, as inovações trazem inúmeros benefícios e vantagens, por outro lado, leva, também, a precarização do trabalho devido a globalização e a alta competitividade entre as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com