TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Discurso do Rei

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

A MONARQUIA INGLESA PERMANECE FORTALECIDA, GRAÇAS A UM HOMEM SIMPLES E SEUS MÉTODOS NADA CONVENCIONAIS

Baseado em uma história real, o drama adaptado do livro aclamado pela crítica “O Discurso do Rei” (LOGUE, Mark e CONRADI, Peter. Editora: José Olympio. Ano: 2011) ganha vida neste longa-metragem intitulado com o mesmo nome. Tendo a direção de Tom Hooper, o filme (que foi o recordista em estatuetas na premiação do Oscar em 2011, onde ganhou categorias importantes como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator) traz no elenco Colin Firth (Bertie), Geoffrey Rush (Lionel Logue) e Helena Bonham Carter (Elisabeth) nos papéis principais.

O enredo tem seu início com o futuro Rei George VI (Firth), fazendo um discurso em um estádio lotado, no ano de 1925. A dificuldade de pronunciar as palavras é evidente, parecendo ser dolorosa e muito sacrificante esta missão e por fim, todo seu esforço é em vão. Juntamente a Bertie, está sua esposa Elizabeth, com suas feições de pura compaixão pela "humilhação pública" de seu marido.

Esta mesma compaixão, somada a determinação, faz com que Elizabeth procure vários médicos a fim de curar a gagueira de seu marido (até então mais conhecido como Duque de York). Através de uma recomendação, Elizabeth conhece um misterioso homem, o australiano Lionel Logue, que se diz um "curador de fala". No início, o Duque hesita em se consultar com o homem, mas depois acaba cedendo. Na realidade, Lionel é um fracassado ator australiano e acaba aceitando a tarefa de curar a gagueira de Bertie, utilizando-se para isso, métodos incomuns e um tanto ortodoxos – prefere tratar a Sua Alteza como um homem comum (de igual para igual) e introduz o canto e palavrões para facilitar a fala em público.

Na mesma ocasião em que Bertie começa a perceber uma grande melhora na sua dicção em público, acontecem outras situações de temor: seu pai, o Rei George V, acaba falecendo e quem assume o trono é seu irmão mais velho Edward VIII (interpretado por Guy Pearce). Mais tarde, Edward apaixona-se por uma mulher que já havia sido divorciada por três vezes e este fato seria considerado um grande escândalo dentro da Família Real inglesa. Tudo isso culmina com a renúncia de Edward e então Bertie é o próximo na linha de sucessão do trono.

Existem vários filmes que narram a história de homens em busca da liderança ou lutando pelo seu trono. Este não é um destes filmes. Resta agora saber se Bertie terá discernimento, paciência e determinação para seguir seu tratamento, para então fazer o seu discurso oficial, na liderança de uma nação e assim confortando os seus súditos.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Viviane. Estudo de Pagamentos Eletrônicos para Sites de Comércio Eletrônico de Médio e Pequeno Porte. Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2001.

E-COMMERCE. Desenvolvido pela Organização Não-Governamental E-Commerce. Disponível em: <http://www.e-commerce.org.br>. Acesso em: 15 jun. 2009.

GUIMARAES, Célio C. Fundamentos de Bancos de Dados: Modelagem, Projeto e Linguagem SQL. 1. ed. São Paulo: Unicamp, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com